domingo, 5 de julho de 2020

Meu jugo é suave e o meu fardo é leve

O Jugo Suave e o Fardo Leve

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30



Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25 'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Antes de iniciarmos nossa reflexão de hoje, vou apresentar uma característica dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, a chamada "Repetição". Isso porque, nosso texto de hoje já apareceu em nossa liturgia.

"A repetição é um elemento capital da pedagogia dos Exercícios, pois permite, pouco a pouco, discernir os espíritos: com liberdade e desembaraço, voltamos ao momentos em que Deus, pelo gosto espiritual, começou a indicar-nos sua vontade, mas também aos momentos de secura, tentação,  repulsa que talvez nos tenha impedido de encontrá-lo". (Exercício Espirituais de Santos Inácio de Loyola, Edições Loyola. 1985. Nota de rodapé 49, página 52).

Já o padre Futrell, sj, afirma que "as repetições são de grande importância para o Exercício Espiritual e não resultam redundantes, como se poderia desconfiar". E acrescenta que é um momento, onde, "em clima de oração", se deve repassar "as consolações, desolações e luzes espirituais" dos exercícios anteriores (cf. Como dar um retiro inaciano - manual para diretores. Edições Loyola. 1987. pág. 60).

"A repetição consiste consiste em uma retomada, em um aprofundamento, que permite que o fruto espiritual amadureça" (cf. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, Edições Loyola. 1994. pág. 49).

 Sendo assim, a repetição tem um caráter espiritual pedagógico. Não é um tapa buraco.

Tendo esse preâmbulo, voltemos ao nosso texto. Como eu disse inicialmente, esse texto já apareceu em nossa liturgia. Agora, vamos vê-lo sob outro aspecto.

Façamos uma divisão didática para melhor compreensão. Primeiro, nos versículos 25 e 26 temos uma oração pessoas de Jesus. Em nossos tempos, chamamos essa oração de Oração de Louvor. Jesus exalta Deus-Pai por ter dado aos pequeninos o entendimento das coisas do Reino dos Céus e escondido isso dos sábios e entendidos.

Leonardo Boff tem uma frase onde diz, "todo ponto de vista, é a vista de um ponto". E ainda mais, "cada um lê com os olhos que tem. E interpreta de onde os pés pisam". Jesus está no meio dos pobres. Convive com pobres. Mora com os pobres. Olha o mundo do jeito que os pobres olham. Só para termos um exemplo prático, Pe. Júlio Lancelotti olha o mundo com o olhar dos que moram nas ruas. E ilumina essa leitura com a palavra de Deus. Jesus não está no meio dos mestres da lei. Não mora em Jerusalém. Não está no templo como rabino.

Em seguida, Jesus fala Dele e do Pai. Pai e Filho formam uma unidade. Um conhece o outro. E o Pai só pode ser revelado pelo Filho. Pois o Filho convive com o Pai.

Logo depois, vendo a realidade do povo, as leis impostas sobre eles, sejam elas civis ou religiosas, percebe o peso de se viver isso. Ele, então, diz que seu fardo é leve, e seu jugo é suave. Lembremos que o jugo era o instrumento colocado nas costas do jumento para fazer o transporte dos jarros. Aquilo pesava. Jesus alerta que os entendidos e sábios costumam criar leis pesadas que o povo não consegue suportar. Por isso, são como ovelhas sem pastor.

Ele se apresenta como manso e humilde de coração. Lembremos as Bem Aventuranças. "Bem aventurados os mansos, porque receberão a terra em herança". E mais, "Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus". Aqui os "puros de coração" são os humildes.

Aproveitemos o dia hoje. Vejamos quais são as cargas pesadas que estamos levando. Como podemos nos desfazer de nossos fardos, de nossos jugos. O que devo fazer para ser manso e humilde de coração? Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!