Diácono Marcos Gayoso

Olá. Sou Marcos Gayoso, Diácono Permanente da Igreja Católica Apostólica Romana.

Sou formado em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz a Escola Diaconal Santo Efrém na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Fui Relações Públicas da CADIPERJ - Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes do Rio de Janeiro. 

Lecionei História no Seminário Propedêutico do Rio de Janeiro. Fui docente em vários cursos pré-vestibular comunitários.

Exerço o ministério diaconal na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Grajaú, na cidade do Rio de Janeiro. Sou assessor da Pastoral da Saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, e assessor da Pastoral Universitária na mesma universidade.

Acompanhei o EAC, a Pastoral da Crisma, Catequese de Jovens e Adultos, MESC. Pastoral do Batismo, ECC, Pastoral Familiar, formação pré-matrimonial. Exerço o ministério da escuta e direção espiritual. 

Atualmente, estou exercendo meu ministério na Arquidiocese da Paraíba, na Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, no bairro Jardim Cidade Universitária. Fui solicitado acompanhar a Crisma de Jovens, bem como a criação de um setor juventude na mesma paróquia.

O que penso, e no que acredito.

Sou de esquerda. Defendo o ensino público de qualidade, a saúde pública de qualidade para todas e todos. Defendo o SUS. Acho o atual governo federal do Brasil genocida, ele pratica a necropolítica. 

Creio em Maria, mãe de Jesus. Creio em Jesus Cristo, torturado, morto e ressuscitado, que está presente na Eucaristia e na Bíblia. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. Creio na Igreja Católica. Creio na ressurreição dos mortos. Defendo o Papa. Ele é um reformador da Igreja para o nosso bem, e para que a mesma possa responder aos anseios do povo nos tempos atuais. 

Sou contra toda forma de violência, seja ela contra as mulheres, jovens, crianças e idosos. Não sou homofóbico. Defendo a liberdade religiosa. Cada um tem o direito de expressar sua fé do jeito que quiser. Inclusive, nem de ter fé. Acredito nas deliberações do Concílio Vaticano II. E defendo os Sínodos da Igreja.

Você não precisa concordar com tudo que eu creio. Mas, no mínimo, espero respeito pela vida.

Exerço ministério virtual através de alguns aplicativos de mensagens. Abaixo, seguem os links.

Diaconia da Palavra

Palavra da Salvação

Diakonia da Palavra N. Sra. do Perpétuo Socorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!