sábado, 27 de junho de 2020

E vós, quem dizeis que eu sou?

CALENDÁRIO ANGLICANO: A Confissão de São Pedro – Rev. Padre Jorge ...

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19




Naquele tempo: 13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

Palavra da Salvação.

Reflexão

Hoje celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo. A palavra Solenidade traz uma importância para o que celebramos hoje. 

Apesar de fazermos o comentário sobre o evangelho, as leituras adicionais servem para conhecermos um pouco mais sobre esses dois.Mas, elas me servirão como apoio a minha reflexão.

Na primeira leitura, Pedro está preso. E é libertado pelo anjo.  Na segunda leitura, Paulo diz a Timóteo que ele já cumpriu sua missão e que está pronto para partir dessa vida. 

No evangelho temos uma cena marcante. É a chamada "confissão de Pedro". Jesus estava numa, digamos assim, "intimidade" com a sua pequena comunidade. Então, os levou para um lugar à parte. E, diante do que estavam vivendo, ouvindo, vendo, lhes pergunta "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem"? Eles respondem. Mostram a Jesus o que os outros dizem Dele. Entretanto, isso pouco importa para Jesus. Na verdade, Ele quer saber se os discípulos entenderam quem Ele é. E aí, a pergunta, "E vós, quem dizeis que eu sou"? Antes de comentar a resposta de Pedro, sugiro que você faça a mesma pergunta para si, Quem é Jesus para mim? Não responda de imediato. Reflita. Reze. Olhe para a vida de Jesus.

"E vós, quem dizeis que eu sou"? Pergunta fundamental. Na verdade, Jesus está dizendo, porque vocês ainda estão caminhando comigo? O que vocês entenderam de tudo que ouviram e viram?

Dá-se a resposta de Pedro, "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Temos dentro dessa resposta dois elementos importantes. Primeiro, Pedro, e a comunidade dos discípulos, reconhecem Jesus como Messias, como aquele que vai resgatar o povo que negou Deus no Gênesis. E segundo, ele o Filho de Deus, o Filho do Homem. Observemos que Pedro, ou pelo menos Mateus (judeu) faz Pedro proclamar o nome de Deus. Essa revelação não é possível por meio apenas do conhecimento humano. É preciso a experiência pessoal de Deus na vida, para que o Espírito revele quem é Jesus.

A resposta de Jesus para Pedro, serve para nós, "Feliz és tu (...) porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas meu Pai que está no céu". A experiência é humana. Mas  revelação é divina. A experiência se dá na observação das coisas da vida. Mas a revelação de Jesus nos pobres, nos pequeninos, é feita pelo Pai.

Então, todo aquele que reconhece a presença de Deus em Jesus, está apto a gerar "Igreja" na vida do outro. Está apto há ser sinal de misericórdia, de acolhimento, de ser missionário/missionária da Civilização do Amor.

O texto destaca não apenas a liderança de Pedro. Mas também, que a continuidade do trabalho de Jesus se reflete na comunidade, na Igreja. E que Pedro também passará pelas mesmas dores que Jesus. 

Uma pena que no próximo domingo não daremos continuidade ao texto, pois Pedro dirá a Jesus que ele não sofrerá. Jesus afasta Pedro e diz que o pensamento dele é de satanás. Mas essa, é uma outra conversa.

Façamos hoje esse exercício de contemplação. "E vós, quem dizeis que eu sou"? Amém.

Bom domingo.

Lembre-se: Fique em Casa. Ainda não estamos livres da contaminação do coronavírus. Não temos leitos suficientes nos hospitais para os casos graves. Tomem cuidado. Preservem-se. Lembremos sempre que confiar em Deus não é tentá-lo. "Não tentarás o Senhor teu Deus".

Um comentário:

  1. Fico impressionada como se interligam as leituras e o Evangelho complementa e quanto mais leio,mais comparo com o nosso dia a dia.Que aprendizado! Gratidão!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!