"Toda escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra". (II Tm 3,16-17). Acesse https://diaconiadapalavra.blogspot.com/. Comentários da liturgia diária.
domingo, 12 de julho de 2020
Quem tem ouvidos, ouça!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,1-9
1 Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2 Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3 E disse-lhes muitas coisas em parábolas: 'O semeador saiu para semear. 4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6 Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9 Quem tem ouvidos, ouça!'
Palavra da Salvação.
Reflexão
Estamos diante de uma das leituras mais conhecidas, o Semeador.
Nesse caso, o semeador sai a lançar a semente, independentemente da terra.
Existem vários terrenos a serem semeados. E o semeador insiste em jogar a semente. Cada terra recebe a semente de um jeito.
Cada um de nós recebemos a palavra de Deus (semente) de acordo com o estado de nosso coração e da nossa vida. Se estamos bem, a palavra nos ajuda a vermos o mundo por uma ótica de alegria, de euforia, de otimismo, de consolação. Se estamos mal, a palavra de Deus nos impele a uma reflexão sobre a fé, sobre a esperança e sobre a caridade.
A passagem de hoje nos recorda duas situações distintas, mas complementares. A primeira está na segunda carta de São Paulo a Timóteo, capítulo 3,16-17, e diz "toda escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra". Essa é a terra que germinou cem por cento.
A segunda, está nos Exercício Espirituais de Santo Inácio de Loyola, e trata da Consolação e Desolação espiritual. Ao tratar da desolação Inácio fala de possíveis causas deste estado da alma. Dentre elas, destaco, não sermos constantes em nossas práticas espirituais, ou seja, oração diária e lectio divina. Assim, passamos a ser aquele terreno que recebe a semente (palavra) mas não dá frutos.
Já na consolação espiritual temos o reforço da fé, da esperança, da confiança em Deus. Terreno fértil.
Olhamos para o texto de hoje com aquele sentimento de que terreno somos nós. Frequentamos templos, rezamos, fazemos lectio divina, mas, às vezes, nos sentimos tristes, sem esperança, cansados, sem rumo. Mas, se deixamo-nos ser cuidados pela palavra de Deus, daremos o fruto necessário. E quais são esses frutos? Na carta aos Gálatas, capítulo 5,22-23, Paulo enumera-os: "amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". Acrescento a esses, novos frutos para os nossos dias. Ser contra toda forma de racismo, de discriminação; ser contra toda forma de violência contra as mulheres, crianças, idosos, indígenas; ser contra a destruição do meio ambiente. Ser contra toda e qualquer forma de destruição da vida.
É por isso, que quem tiver "ouvidos, ouça". Amém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esta reflexão é de grande importância para todos nós! Devemos semear o bem a outrem! Podemos estar bem ou estar num momento ruim, mas nunca deixar de ter fé e de procurar ajudar ao próximo! Dentro de nossas possibilidades contribuir para o nosso crescimento e dos outros! Fica para mim que procuremos ajudar e orientar os outros para que os mesmos fiquem bem!
ResponderExcluirEsta reflexão é de grande importância para todos nós! Devemos semear o bem a outrem! Podemos estar bem ou estar num momento ruim, mas nunca deixar de ter fé e de procurar ajudar ao próximo! Dentro de nossas possibilidades contribuir para o nosso crescimento e dos outros! Fica para mim que procuremos ajudar e orientar os outros para que os mesmos fiquem bem!
ResponderExcluirComo disse hoje na live do Diácono Bernardo Tura. Vocês conseguem transmitir o evangelho de uma forma simples que facilita minha compreensão! Quando eu leio o evangelho e depois escuto e leio os comentários de vocês fica tudo mais fácil! Parabéns pelo empenho de vocês em nos ensinar!
ResponderExcluirEstou tentando postar pelo Android e não consigo.
ResponderExcluirEsquece estes dos últimos comentários Diácono Marcos. Estava tentando mandar comentários pelo smartphone e não estava conseguindo. Cadastrei no notebook e consegui. Um abraço. André Pombo
ResponderExcluirSejamos sementes a ser lançadas no terreno do amor,da verdade, da compaixão. Sejamos seguidoras das palavras de Cristo e as coloquemos em nossas ações diárias para q essas sementes sejam férteis.
ResponderExcluir