segunda-feira, 18 de setembro de 2017

“Quem não está contra nós, está ao nosso favor”

Mc. 9,38-40: João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim. Quem não está contra nós, está ao nosso favor”.
Esse texto sempre me chamou a atenção. Por um lado, os discípulos queriam que somente aqueles que seguissem a Jesus tivessem a autoridade de expulsar demônios. Por outro, Jesus abre a oportunidade para que outras pessoas, mesmo de fora do grupo, mas que acreditam nele possam fazer as mesmas coisas que os discípulos.
Muitas vezes, achamos que Deus nos criou para que vivamos presos numa caixa fechada, onde não se pode fazer nada de diferente. Onde não vemos outras caixas, outras possibilidades. Outros jeitos de ser. Outras formas de vida que brota do próprio Deus, fonte da vida.
Em outra oportunidade, Jesus havia dito a Samaritana, “Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade” (Jo. 4,23-24).
Em Jesus, Deus não se fecha em si mesmo. Não se submete a leis que nos afastam dele. As leis de Deus nos geram vida, e “vida em abundância”. Elas tratam de nossa relação conosco mesmo, com os outros, e com o próprio Deus. Deus não se fecha em si. Deus quis se dar, pois Deus é vida. Deus doa vida. Deus se deu para cada um de nós quando morreu na cruz.
At. 11,7-9: “Depois ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro, mate e coma’. Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais coisa profana e impura entrou na minha boca’. A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’”.
Nos Atos dos Apóstolos, Pedro tem a experiência de que Deus purifica as pessoas. Purifica as relações sociais. Transforma a vida, principalmente a vida daquele que assumem a direção, o pastoreio, que vão à frente do grupo, da comunidade. Apontam a direção.
A Palavra de Deus nos ensina as relações de tolerância, de respeito. De busca de compreensão do outro. De procurar ver a vida do outro com o valor devido.

Com tolerância. Sem raiva ou rancor. Sem ódio no coração poderemos criar uma nova sociedade, uma nova relação baseada na fraternidade, na solidariedade, na liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!