segunda-feira, 26 de junho de 2017

"Não tenhais medo dos homens"!

Mateus 10,26-33.
A liturgia Católica desse 12º domingo do tempo comum, trabalha com imagens antagônicas, dialéticas, contrárias. "Encoberto-Revelado", "Escondido-Conhecido", "Escuridão-Luz". E "Medo".
O medo é definido por: "O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente".
Assim, temos medo do "encoberto", do "escondido", da "escuridão".
Jesus, partindo dessas categorias, nos revela quem é Deus: "Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno".
Deus, através de Jesus, e hoje, através dos cristãos, se revela ao mundo. Cabe a cada um de nós "revelar" o que está escondido. Denunciar as injustiças. Mostrar quais são as ações que nos afastam do projeto de Deus. Aquilo que não nos tornam irmãos, fraternos e solidários com os pobres e pequeninos. Revelar é denunciar. 
Existe muita coisa escondida. Muitos ações de mal. E muitas vezes, vemos pessoas que se declaram cristãs, que procuram a refeição eucarística, que estão em nossas Igrejas, em diversas posições, que procuram fazer coisas escondidas. Não querem ser vistas, pois fazem coisas erradas. Tornai conhecida suas boas obras. Envergonhe-se daquilo que lhe afastou do amor de Deus. Tenha a coragem de mudar de vida, de converter-se, de voltar para o caminho, para a vida, para a Luz.
Escuridão e Luz. Diz um salmo que a palavra de Deus é luz para o meu caminho, lâmpada para meus pés. Entretanto, por outro lado, alguns crentes buscam viver na escuridão da não meditação da Palavra de Deus. Deixam-na de lado. Buscam outras fontes para justificar suas ações obscuras. Mesmo aproximando-se da luz, que é Jesus no pão eucarístico, tem ações das trevas. Vivem conforme as leis da carne e não do espírito. 
Tudo isso, causa medo. 
A segunda parte do evangelho, trata de cabelo e pardais. Deus controla tudo. "Tudo é do Pai". Tudo pertence a Deus. Não cai um fio de cabelo sem isso que não esteja programado. Não morre um pardal, quem que isso tenha estado no projeto de Deus.
Somos mensageiros de vida.
Declarar-se a favor de Jesus é viver na Luz da palavra de Deus. É ser missionário da boa-nova. É tornar claro aquilo que está sendo feito às escondidas e que não é fruto da vida.
"Não tenhais medo dos homens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!