quarta-feira, 21 de junho de 2017

"Fazei o que ele vos disser!"

No dia 20/06/2017, terceiro dia da novena em preparação a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tivemos a Noite de Oração com as Famílias.
O texto bíblico para a meditação foi das Bodas de Caná. 
Durante minha pregação destaquei três pontos que estariam voltados para a vida familiar e conjugal. Partilho com vocês que não puder estar presente. E deixo registrado para os que lá estiveram.
Primeiro ponto, a presença de Maria e dos discípulos no evento festivo matrimonial. É bom observarmo que em muitos lugares da Sagrada Escritura existe uma comparação entre o matrimônio e a nossa relação com Deus. 
Neste ponto, vemos Maria, a mão do Socorro, preocupar-se com o bom andamento daquela festa. Ela sempre está atenta às nossas necessidades. Como mãe, olha tudo. Dizem alguns teólogos, que Ela estaria na parte reservada aos empregados para saber que o vinho estava para acabar. Ou que fosse tão íntima dos noivos, que alguém chegou até Ela para informar tal ocorrido.
Maria sempre está atenta às necessidades de cada um de nós. Ela sabe que, todos os que pedem, ela nos coloca junto ao Filho. Ela sabe que o Filho pode nos livrar de tudo o que nos aflige, afinal de contas, ela é a Mãe do Perpétuo Socorro. Ela intercede junto ao Filho para que socorra aquela família. Ela sabe que o Filho atende. Existe um ditado que diz, "peça a mãe que o Filho atende". Então, ela diz aos serventes: "Fazei o que ele vos disser".
Segundo, Jesus manda encher as seis talhas, da purificação, de água. 
Mas o problema deles não era água, era vinho. O vinho que alegra. O vinho que é o sangue da nova aliança. Mas ele manda encher de água as talhas.
Poderíamos dizer que a água é o símbolo daquilo que não tem graça. Água não tem sabor, não tem cheiro, não tem cor. Água, numa festa, não é a bebida principal. Mas Deus se manifesta naquilo que parece impossível.
Quantas vezes, temos relações familiares que estão ficando sem graça, aguada. Pais e filhos brigados entre si. Cônjuges que não se relacionam bem. Irmãos que não se falam. Isso é a água na vida familiar. Mas Jesus pode transformar isso. Basta ouvir a Mãe, "fazei o que ele vos disser". Ouvir a palavra de Deus é saber o que ele quer que façamos. Mudar de vida. Mudar relacionamentos. Mudar a vida. Fazer o que parece simples, colocar água nas talhas. Ofertar a Deus aquilo que não parece mais ter graça. Aquilo que está destruindo a vida familiar. Não tenha medo de colocar água na talha.
Terceiro, ofertar a água. Levar ao altar os nossos relacionamentos aguados. Entregar nas mãos de Deus aquilo que está enfraquecendo a nossa vocação familiar, matrimonial. Deus é capaz de mudar tudo. "Para Deus, nada é impossível". 
Os serventes levam ao mestre sala a água. Ao depositarem na taça do Mestre Sala observam o milagre. O milagre não está somente na transformação da água em vinho, mas está também na revelação de Jesus aos serventes. Recordemos que o Mestre Sala não sabia que aquele vinho novo veio de uma talha de água, mas os servos sim. Jesus se revela aos simples. Aqueles e aquelas que estão a serviço, humildes e despossuídos. Aos colocados à margem.
Eis o vinho novo. O novo se faz presente. O novo se revela. O novo muda relacionamentos. O novo traz esperança. O novo faz a festa continuar. Aquela festa assumida a alguns anos atrás com o "Sim" diante do altar. Faz novo relações carcomidas com o passar dos tempos. Com os anos de convivência. Com a mesmice da vida matrimonial. O vinho novo alegra o coração das famílias. 
Eis a novidade que nos traz Jesus, refazer todas as relações sociais e familiares. 
Ouçamos a mãe, "fazei o que ele vos disser". Atendamos ao que Jesus nos pede. E tenhamos a certeza de que as relações que estão aguadas, hão de se transformar em vinho novo, com novo vigor. Nova esperança. Melhor do que o primeiro vinho, do que o primeiro sim.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!