segunda-feira, 1 de maio de 2017

“Na oficina de José, Deus também se fez classe” (D. Pedro Casaldáliga)

Hoje celebramos São José Operário. Dia do trabalhador e da trabalhadora. Dia de se refletir sobre como nós, cristãos católicos, agimos diante das leis e das políticas sociais relacionadas ao trabalhador/a à luz da Palavra de Deus.
O evangelho de hoje diz, “não é ele o filho do carpinteiro”? (Mt. 13,55a.). Sim! O Filho do Carpinteiro. Em Maria, Jesus se fez homem. De Maria, recebeu a humanidade. Por Maria, foi acolhido pelos seres humanos.
Por José, Jesus aprendeu a ser judeu. Jesus aprendeu a ter uma profissão. Jesus aprendeu quais são as relações entre quem produz e quem paga pela produção. Aprendeu a cuidar de uma carpintaria. Aprendeu a manusear formão, martelo, prego. Aprendeu a transformar a matéria bruta, madeira, em utensílios para a vida cotidiana. Aprendeu a viver o cotidiano da vida do trabalho. Aprendeu o que é ser operário, trabalhador. Aprendeu a fazer barcos, cadeiras, mesas.
Por José, Jesus aprendeu o que era fazer a vontade da Deus. O que era abandonar-se aos sonhos de Deus. Aprendeu a fazer silêncio para escutar Deus, o Pai. Aprendeu a ser filho do Pai. A fazer a vontade de Deus, custe o que custar. Aprendeu, como carpinteiro, como transformar as coisas e como transformar-se. Aprendeu que Deus, além de oleiro, também era carpinteiro. Aprendeu a domar aquilo que o poderia afastar de Deus.
Jesus aprendeu com José a crescer em sabedoria. Pois, a graça Deus lhe concedeu. Sabedoria que aprendeu a ver a vida através da palavra de Deus. Sabedoria que soube discernir entre o que era ser um homem de fé. Sabedoria que lhe ensinou a entender quais eram as dores dos pobres, dos trabalhadores, daqueles que são despossuídos dos bens da terra.
Sabedoria que soube abandonar-se nas mãos de Deus. Sabedoria que aprende a fazer a vontade de Deus, por mais que seja caminhando no deserto. Sabedoria que aprendeu a viver nas adversidades da vida.
José teve uma forte influência na vida de Jesus. Se ele aprendeu a chamar Deus de Pai, é porque aprendeu com o amor humano do pai humano em ver em Deus a origem da paternidade, e com isso, entender que todos e todas são irmãos.

São José, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!