domingo, 4 de junho de 2017

Pentecostes

Hoje, nós, católicos, celebramos a Solenidade de Pentecostes. É o envio do Espírito Santo sobre os apóstolos e nossa Senhora no cenáculo.
A liturgia apresenta duas narrativas. A da primeira leitura, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, cujo autor é São Lucas. Uma narrativa pirotécnica. Línguas de fogo. Forte ventania. Falar em línguas. Ouvintes estrangeiros compreendendo em sua própria língua.
E a segunda narrativa, tirada do evangelho de são João. Mais sóbria. Sem muitas intervenções extraordinárias. Ficarei com essa.
Mas, inicialmente, destaco que muitas reflexões, mais tradicionais, destacam, na primeira leitura, que há o restabelecimento da unidade humana, que fora desfeita em Babel, e agora é unida pela compreensão da palavra dos apóstolos.
Em São João, vemos Jesus entrando na sala onde estavam os apóstolos, apesar de a porta estar fechada.
Logo que entra, Jesus deseja a paz, o "shalom". Diz, "a paz esteja convosco". Em seguida, para provar que era ele, mostrou as mãos e o lado. As marcas da crucificação. As marcas da tortura. As marcas da dor. Isso alegra os discípulos. É Jesus mesmo!
Em seguida, dá a ordem da missão, "Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 
A missão é do crucificado, que dá a paz, para a sua Igreja. Há uma missão. Há uma paz. Há uma dor e uma marca.
Em seguida, Jesus sopra seus apóstolos. Tradicionalmente, a recriação. O sopro do Gênesis se repete no sopro de Jesus. O Espírito que pairava sobre a criação, agora paira sobre os apóstolos. Sobre a Igreja. Sobre aqueles que devem continuar a missão de Jesus.
Mas essa missão, vai além de uma mera repetição de palavras. Vai além das aparências. O Espírito Santo traz vida nova. Transforma as relações sociais. Por isso, Jesus fala em perdão. Em perdão dos pecados. Essa é a mensagem, perdão.
Lembremos da oração do Pai Nosso, "perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Perdão. Reconciliação. Esse é o dom do Espírito Santo.
Quando perdoamos os pecados dos outros, os nossos são perdoados; quando não perdoamos, os nossos pecados são retidos. Essa é a nova mensagem do Espírito Santo, perdão. Perdoar sempre, mesmo que tragamos as marcas da tortura, da dor.
Celebrar Pentecostes é celebrar o amor. É a infusão do amor em nós. É a missão do anunciar que as novas relações sociais estão baseadas no perdão e no amor. 
A grande experiência de Pentecostes narrada por São João é a experiência do amor.
Amemos e vivamos inundados do Espírito Santo enviado por Jesus. O maior dos dons do Espírito Santo é o amor, porque "Deus é amor" como o próprio São João declarou.
Deus vos abençoe em seu amor.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!