segunda-feira, 3 de abril de 2017

"Vem para fora!"

Estamos findando o período quaresmal. Fizemos uma caminho onde fomos levados a meditar sobre nossa caridade, oração e jejum.
Nos três últimos domingos meditamos sobre Jesus que dá a água sacia eternamente. Jesus que é a luz que nos dá visão. E hoje, Aquele que nos ressuscita das mortes diárias.
Jesus tinha uma profunda amizade com a família de Lázaro, Marta e Maria. Sendo esta última aquela que havia lavado os pés Dele com lágrimas e enxugado com os cabelos, além de derramar perfume. Com esse gesto, Jesus declarou que os pecados dela haviam sido perdoados pois demonstrou muito amor. Acredito que essa família fosse assídua aos ensinamentos do Senhor, até o dia em que resolveram abandonar a vida de pecado e se tornarem discípulos Dele.
O amigo estava doente. Prestes a morrer. Jesus é chamado às pressas para ajudar. Mas Ele sabia que a glória de Deus deveria se manifestar numa situação de ressurreição. Somente Deus pode dar a vida aqueles que a perderam.
Lázaro já estava no túmulo. E o que é o túmulo? É o lugar onde deixamos tudo o que não queremos que esteja conosco. Entretanto, muitas vezes, ficamos no túmulo com a nossa podridão; com o nosso "mau cheiro".
No túmulo estão nossos pecados, nossos preconceitos, nossas intolerâncias, nossa falta de amor, de caridade, de misericórdia. É no tumulo que nos colocamos. Parece que ficamos protegidos pela pedra que o fecha. Nos fechamos em nossos egoísmos.
Mas Jesus está ali. Estremecido de dor. Diante da multidão e da morte do amigo. Estremece ele diante de nossa falta de fé e de esperança.
Mas ele é o autor da Vida. Ele é a vida. Por ele tudo fica criado. E sem ele nada existe.
Então, diante do túmulo, ele dá glória a Deus. Ora ao Pai pelos que estão ao seu redor. E grita, "Vem para fora"! Sai desse comodismo. Sai da vida mesquinha. Vem! "Vem para fora"! Volta à vida! Coragem! Não se entregue ao pecado. Ao desespero. A morte não pode vencer aqueles que estão junto com Jesus.
Água-Luz-Vida. Eis o que nos comunicou Jesus nesse período quaresmal. 
Deixemo-nos renovar pela água do Batismo. Sigamos a luz que aponta o Caminho. Voltemos à vida. Saíamos para fora do túmulo. É hora de anunciar e proclamar que Jesus é o todo da nossa vida. Que sem Ele a vida perde sentido. Que nele tudo se clareia, tudo é irrigado, tudo volta a viver.
Ao chegarmos no último domingo da quaresma, sejamos missionários da misericórdia do Pai. Amém.
Jesus te chama: "Vem para fora"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!