domingo, 12 de março de 2017

"Escutai-o, (...) não tenhais medo"!

"Sai da tua terra (...), e Abraão partiu".
Obediência, eis a chave de leitura de nossa meditação de hoje. No evangelho, "Escutai-o"!
E na segunda leitura, "sofre comigo pelo Evangelho...".
Em Abrão, Deus constituiu um povo abençoado. A descendência abraâmica é a descendência divinas. O próprio evangelista Mateus situa Jesus como descendente de Abraão. 
Em Abraão vemos a promessa de Deus de constituir um povo. E um povo abençoado.
Somos chamados por Deus a sermos abençoados pela obediência à sua palavra, "escutai-o"!
Um dos méritos de Abraão foi ter ouvido, e atendido, ao chamado de Deus aos 75 anos. Poderia ter alegado que a idade avançada o tornaria cansado. Que não teria mais forças. Mas vejam, a promessa da bênção deu forças a Abraão. Crer nas promessas de Deus. Crer nas bênção que o senhor vai colocando na nossa vida. Crer que o senhor caminha conosco. A grande lição que Abraão nos deixa.
Paulo exorta Timóteo a viver, com alegria, o sofrimento que causa o evangelho. Mas não é um sofrimento masoquista. Pois há um fortaleza fortificada pelo poder de Deus a todo aquele que mortifica-se para fazer a vontade de Deus. Para viver conforme o evangelho. Para dar a vida. Deus nos chama a uma vocação santa. Santa porque somos batizados. Santa por que nasce da vontade de Deus. Uma vocação que torna as Bem Aventuranças uma estilo de vida. Uma vida que brota do evangelho, e que trará a construção do Reino dos Céus. Um reino onde haja paz, vida. Uma vida centrada em Jesus Cristo. Um evangelho que fez brilhar a vida e a imortalidade.
Jesus proporciona aos apóstolos Pedro, Tiago e João uma grande experiência mística. Reúne em torno de si Moisés e Elias. Por um, Deus manifestou a constituição do seu povo formado em Abraão. E pelo outro, anuncio as maravilhas de sua vontade.
Tanto Moisés, quanto Elias, fizeram experiência místicas na montanha. A Montanha tem um significado importante na vida do povo hebreu. A montanha é o lugar do encontro com Deus. Jesus fora crucificado no Gólgota, um monte fora da cidade.
A nuvem acompanhou o povo na saída do Egito. À noite, ia a frente iluminando o caminho. pela manhã, postava-se atrás para defender o seu povo. 
O que destaco aqui é o verbo "escutai-o"! É para isso que somos chamados, para escutar as palavras de Jesus. E quem escuta, vive dessa palavra, proclama essa palavra. Faz essa palavra ser conhecida. Jesus é a palavra de Deus encarnada. "E o verbo de fez carne".
Jesus é mais que a encarnação da lei; e é mais do que simplesmente um profeta. Jesus é a encarnação daquilo que os dois representavam. A Lei e a Profecia se cumprem em Jesus.
Quem escuta o senhor não teme ser anunciador. Quem escuta o senhor não teme ser profeta.
Quem escuta o senhor não teme ser missionário.
Assim, poderemos repetir com o salmista:
No senhor nós esperamos confiantes/
Porque ele é nosso auxílio e proteção.
Sobre nós, Senhor, venha a vossa graça/
Da mesma forma que em vós nós esperamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!