quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida"

A palavra de Deus exorta, corrige, consola. Hoje, ao fazermos memória de nossos falecidos, lembramos que só a palavra de Deus pode nos consolar das perdas que vamos tendo ao longo de nossa vida.
Algumas perdas são para nós irreparáveis. Mas toda perda é consolável pela palavra de Deus.
A leitura do livro de Jó nos leva a ter a certeza de que a vida vai além das aparências. O autor lembra que a visão final de Deus se dará após ser destruída a pele e a carne, ou seja, a morte. Sem essa irmã, como diria São Francisco de Assis, não se é possível chegar até Deus. Mas passada a tormenta, os próprios olhos contemplarão o Senhor. Não mais se verá pelo ouvir dizer dos outros, mas se terá a visão do próprio Deus.
Essa certeza, nos dá o apóstolo Paulo ao afirmar que, em Jesus Cristo, recebemos a reconciliação. Ou seja, em Jesus acaba o desterro de Adão e Eva. Em Jesus, somos resgatados para o paraíso. A Cruz do Senhor é a porta de retorno ao Paraíso, ao Reino de Deus.
E assim se dará, pois o próprio Jesus disse que a vontade do Pai era que o Filho não perdesse um só daqueles que o Pai lhe confiou. E que cada um seja ressuscitado no fim dos tempos. E o fim dos tempos chega com a nossa morte. "Se morremos com Cristo, com ele ressuscitaremos". Essa é a certeza de nossa fé. Cremos em Cristo, morto e ressuscitado. Cremos que na casa do pai há muitas moradas. 
Crendo que a ressurreição é uma certeza que está confirmada, podemos repetir com o salmista: "Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida".
Tendo a certeza de que todos os nossos irmãos fiéis defuntos estão na presença de Deus, habitando o "santuário do Senhor", rezemos juntos: "Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!