sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Compromisso Social

Sou católico apostólico romano. Creio em Deus Pai todo Poderoso. Creio em Jesus Cristo, único filho de Deus. Gerado e não criado. Creio no Espírito Santo que procede do Pai e do Filho, e que santifica todas as coisas. Creio na Igreja, una, Santa, católica e apostólica. Confesso um batismo para a remissão dos pecados. Creio que Maria, virgem, concebeu pela ação do Espírito Santo, e deu à luz, Jesus Cristo, que sofreu a paixão, morreu, ressuscitou e está vivo no meio de nós. Creio na comunhão dos santos. Creio na ressurreição. Na vida eterna.
Creio que Jesus se faz presente na Eucaristia. Creio nos sinais deixados por Jesus para a concretização do plano de salvação. Creio que Maria, nossa Senhora, mãe de Jesus, é co-redentora. E que foi concebida imaculada. Que foi assunta aos céus.
Minha fé se baseia na Sagrada Escritura, no Magistério da Igreja, e na Tradição apostólica.
Jesus Cristo disse, tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era preso e fostes me visitar, estava doente e fostes me ver, estava sem roupa e me vestistes, era peregrino e me acolhestes. Além disso, sempre questionou as autoridades de seu tempo com sua ação misericordiosa. Em sua pregação afirmou, não são os sãos que precisam de médico, e sim os doentes; eu não vim para os justos mas para os pecadores. E acrescentou, eu quero misericórdia e não sacrifício. Comia com pecadores. Acolhia prostitutas. Tocou e curou leprosos. Caminhou com aqueles que eram excluídos da sociedade.
Dentre seus apóstolos havia gente de tudo que era condição: zelota, publicano, pescador, incrédulo, temerosos. Mas todos fizeram uma experiência do poder de Jesus. Poder espiritual, expulsava demônios, e poder temporal, curava doentes físicos. Jesus é Deus.
Toda minha fé me leva a olhar para as relações sociais com um olhar diferenciado da exclusão. Jesus, em sua prática, nunca excluiu ninguém. As pessoas mesmas se excluíam.
Eivado dessa carga religiosa, declaro meu voto em Marcelo Freixo 50. Esse voto é um voto pela luta daqueles que tombaram defendendo a vida dos mais pobres. Aqueles que deram voz aos excluídos e marginalizados de nossa sociedade. Ao votar em Freixo50 continuo a luta pela Educação Pública e de Qualidade. Pela Saúde Pública de Qualidade, com acesso aos mais modernos e complexos tratamentos financiados pelo poder público. Por uma cidade onde a mobilidade seja prioridade para a população trabalhadora, que não defende o interesse dos donos das empresas de transporte. Por uma cidade que valorize toda a forma de expressão cultural. Por uma cidade aberta a todas as manifestações religiosas, independentemente do credo que professem. Por uma cidade que valorize a infância, as mulheres. Que deem dignidade aos excluídos, aos pobres. Que todos possam viver com dignidade de seu próprio trabalho sem se venderem para os poderosos (aliás, a mãe de Jesus disse, “derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes”). 
João de Deus.

Em trinta de outubro voto Freixo50.

2 comentários:

  1. Admiro sua fé. Espero que esses tempos tenebrosos terminem e que as pessoas tenham mais respeito e compaixão umas com as outras, mais amor e tolerância em seus corações. Nessas fazes ruins, sempre me lembro da oração de São Francisco e fico imaginando o quanto seríamos felizes se realizássemos 30% do seu conteúdo. Andreia

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Diácono... O Jesus que vive em mim é assim, é amor, é inclusão, é empatia, é solidariedade. Tudo que que se opuser a isso não vem dele.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!