sexta-feira, 19 de agosto de 2016

São Lourenço, padroeiro dos diáconos

No dia 10 de agosto, a Igreja celebrou a Festa de São Lourenço. Este fora um dos “diáconos da Igreja romana e morreu mártir na perseguição de Valeriano, quatro dias depois do Papa Sisto II e seus companheiros (...). Constantino Magno erigiu uma basílica” no lugar onde fora sepultado. “O seu culto já se tinha difundido na Igreja no século IV (LH, página 1177)”.
Antes, porém, no dia 6 de agosto, temos a Festa da Transfiguração. Momento em que somos chamados a refletirmos sobre a divindade de Jesus. No episódio narrado no evangelho, ouvimos Deus-Pai dizer: “Este é o meu filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz”!
É significativa essa precedência. Ouvir o Filho é isso que os diáconos são chamados. Ao serem ordenados, recebem o livro dos evangelhos, e no rito de entrega, o bispo diz que o diácono deve viver o que crê.
Lourenço sempre viveu o que lhe pedia a palavra de Deus. Santo Agostinho afirmou que em seu ministério diaconal, Lourenço “servia o sangue de Cristo; aí, pelo nome de Cristo, derramou seu sangue”. E ainda acrescentou que Lourenço viveu o que São João disse, “Como Cristo entregou sua vida por nós, também nós devemos entregar as nossas pelos irmãos (1 Jo 3.16). Ainda diz que Lourenço por ter amado verdadeiramente o Senhor, ele o imitou, inclusive em seu martírio (1 Pd 2,21).
Dessa forma, tendo o evangelho diante dos olhos, do coração e da mente, viveu até o fim da vida o amor dedicado ao senhor e à sua Igreja. Ele bradava, “só adoro o meu Deu, só a ele servirei; eu não temo, ó tirano, as torturas mais cruéis. Sois meu escudo e proteção: Em vós espero, ó Senhor”! (LH. Responsório breve, pg 1180).
Neste dia em que toda a Igreja celebra a Festa de São Lourenço, e reveste-se de vermelho, rezemos juntos, “Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.
Se sua comunidade tem a graça de ter um diácono permanente, ore por ele e por sua família.

Oração do Diácono permanente

Deus e Pai Nosso, fortalece com a graça do Espírito Santo os diáconos de vossa Igreja, para que desempenhem com alegria, fidelidade e em espírito de comunidade eclesial, o seu ministério de diáconos, seguindo os passos de vosso Filho, Jesus Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”.

Nós vos pedimos pelas famílias dos diáconos casados: que sejam autênticas “igrejas domésticas”, segundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, e delas surjam vocações sacerdotais e religiosas. Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, rogai pelos ministros do Senhor! São Lourenço, diácono e mártir, rogai pelos diáconos, servos do Povo de Deus!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!