Vamos iniciar o processo eleitoral para os municípios do país.
Debates. Propostas. Programas de governo. Tudo isso será colocado em questão. Infelizmente, nesse ano, temos as olimpíadas (que tenho chamado de olimPIADAS) para desvirtuar nossa atenção. As convenções partidárias estão ocorrendo. Candidatos estão sedo escolhidos. Programas discutidos. Não podemos deixar o foco na nossa vida ser desviado por conta das olimpíadas.
Antes que haver questionamento sobre quem vamos apoiar, é importante de onde deve partir nossa orientação. Antes de escolher um candidato e um partido lembre-se de saber qual a história política dele. Não basta não ter tido cargo eletivo para que isso o faça um bom candidato. Devemos pesquisar qual foi a atuação política dessa pessoa. Qual sua história de engajamento social. O que pensa sobre vários assuntos. Acrescente-se a isso o partido que ele pertence. Isso mesmo. Nossa política é partidária e não pessoal. Os candidatos devem estar filiados em um partido. São livres para escolher o partido que quiserem. E quando se filiam significa que concordam com o programa daquele partido. E todo partido deve ter um programa de governo. É no programa que se encontra aquilo que o partido pensa em relação a como devem ser as relações sociais.
Tendo em vista este preâmbulo, a partir de hoje, vou trabalhar os doze princípios da chamada Doutrina Social da Igreja. Apesar que alguns preferem Ensinamento Social da Igreja.
Sendo assim,ao longo desse período, antes de escolher seu candidato ou o partido no qual vais votar, estude, reze e leia o que diz a Igreja como nós católicos devemos agir.Vou apresentar e comentar os princípios da Doutrina Social da Igreja, a saber: "Subordinação da ordem social à ordem moral estabelecida por Deus"; "A dignidade da pessoa humana"; "A solidariedade"; "O bem comum"; "A opção preferencial pelos pobres"; "Não ao capitalismo liberal"; "Não ao socialismo"; "Sim a ação subsidiária do Estado"; "Sim a socialização"; "A prioridade do trabalho sobre o capital"; "A destinação universal dos bens, sem prejuízo do direito de propriedade privada"; "O justo salário".
Em breve começarei a publicação dos artigos.
Deus vos abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!