domingo, 30 de agosto de 2015

"Guardareis e os poreis em prática"

"Ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir para que vivais e entreis na posse da terra prometida". Moisés falou ao povo sobre qual o caminho a seguir para entrar na Terra que Deus havia prometido. Observando as leis do Senhor, e seus decretos.
Em seguida, ele relembra que "nada deva ser acrescentado ou tirado" à palavra que é era anunciada. Ninguém deve colocar ou por nada à Palavra que Deus transmitiu a Moisés.
O autor do Deuteronômio acrescenta que devemos guardar e colocar em prática esta lei, pois nela está a sabedoria e a inteligência.
O salmista pergunta quem morará na casa do Senhor. E responde que a pessoa que caminha sem pecado; que pratica a justiça; que pensa e guarda a verdade em eu íntimo; além de não caluniar o outro. Para habitar na casa do Senhor, continua o salmista, é preciso não prejudicar o irmão; não cobri de insultos o vizinho; e por último, não empresta com usura, ou seja, dá sem receber em troca.
Aquele que pratica essa palavra vive a verdadeira religião. Aquela pura e sem mancha, ou seja, olha, preocupa-se e faz o bem ao outro: assiste ao doente, visita o preso, alimenta o faminto, dá de beber a quem tem sede, e de comer a quem tem fome. Cobre o nu, veste o indigente.
A lei divina serve para purificar o coração do ser humano. A lei que vem de Deus, e não dos homens, purifica as maldades do coração, que torno o homem impuro: "más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo". Tudo que é maldade e imoralidade  não vem de fora, mas saem do coração humano, tornando o homem impuro.
Somente a Palavra de Deus pode purificar o homem. Purificar o coração humano, tornando o ser humano um verdadeiro adorador de Deus.
Assim, queridos e queridas, ao ouvir a Palavra de Deus aprendamos a viver de forma pura vivendo a Palavra de Deus demonstrando caridade com o próximo.
(Leituras do dia. Dt 4,1-2.6-8; Sl 14(15); Tg 1,17-18.21b-22.27; Mc 7,1-8.14-15.21-23)
Oração: "Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!