domingo, 9 de agosto de 2015

Festa de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos

Festa de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos

10 de agosto, Festa de São Lourenço, padroeiro dos diáconos. Mas, quem são os diáconos, e como surgiram na Igreja?
No livro dos Atos dos Apóstolos (At 6,1-6), após o crescimento dos seguidores do cristianismo, muitos de língua grega começaram a se queixar de que suas viúvas eram deixadas de lado. Os apóstolos resolveram, então, o problema mandando que a comunidade escolhesse homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria para que a eles fossem confiadas as tarefas pedidas pelos cristãos. E assim foi feito.
A comunidade cristã nascente começou a ver nos diáconos um modelo de serviço, a Igreja que serve é personificada no diácono. Assim, Paulo diz a Timóteo (I Tm 3,8-13) que os diáconos devem “ser pessoas descentes, homens de palavra, não viciados no vinho nem afetos a lucros torpes” (I Tm 3,8). E acrescenta que saibam “guardar o mistério da fé com uma consciência pura” (I Tm 3,9).
Depois de um período em que o diaconato era apenas um degrau para se chegar ao presbiterado, a Igreja, no Concílio Vaticano II restabeleceu o diaconato como grau permanente do sacramento da ordem. A constituição dogmática Lumen Gentium determina que “daqui em diante poderá o diaconato ser restabelecido como grau próprio e permanente da hierarquia (...). E que poderá ser conferido a homens de idade madura, mesmo casados”.
A partir de então, a Igreja vem aprofundando esse restabelecimento de uma vocação que havia ficada latente na história da Igreja. A novidade estava na possibilidade de que recebessem o sacramento da ordem homens que tinha o sacramento do matrimônio. Mesmo que fosse no grau inferior da ordem.
O Direito Canônico regulamenta as atividades formativas e de atuação do diaconato. Destaca que são ministros ordinários do Batismo e do Matrimônio. São ministros da exposição e bênção solene do Santíssimo Sacramento. Têm a faculdade de pregar a palavra de Deus e de fazer homilias nas celebrações da santa missa.
Em 2007, os bispos do CELAM reunidos em Aparecida na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, afirmaram que os diáconos permanentes são ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia. Além disso, devem “acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, aonde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja”.
A CNBB, no documento 96, tendo como base a Conferência do CELAM, enumerou algumas das “fronteiras geográficas e culturais”. No número 58, os bispos brasileiros dizem que o “diácono assume a opção preferencial pelos pobres, marginalizados e excluídos. Ele é apóstolo da caridade com os pobres, envolvidos com a conquista de sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais. Está próximo da dor do mundo. Deixa-se tocar e sensibilizar pela miséria e pelas provações da vida. Reveste-se de especial compaixão pelos: migrantes, as vítimas da violência, os deslocados e refugiados, as vítimas do tráfico de pessoas e sequestros, os desaparecidos, os enfermos de HIV e de enfermidades endêmicas, os tóxico-dependentes, idosos, meninos e meninas que são vítimas da prostituição, pornografia e violência ou trabalho infantil, mulheres maltratadas, vítimas da exclusão e do tráfico para a exploração sexual, pessoas com capacidades diferentes, grandes grupos de desempregados/as, os excluídos pelo analfabetismo tecnológico, as pessoas que vivem na rua das grandes cidades, os indígenas e afro-americanos, agricultores sem terra e os trabalhadores das minas. Em razão da graça sacramental recebida e da missão canônica, compete aos diáconos administrar os bens e as obras de caridade e promoção social da Igreja”.
Portanto, a Festa de São Lourenço, celebrada em toda Igreja neste dia 10 de agosto, lembra-nos que a Igreja é serviço, e serviço aos pobres e a todos aqueles que buscam a justiça misericordiosa de Deus.
Ao recordar o martírio de São Lourenço, a Igreja nos convida a pedir a Deus a graça de voltarmos nosso olhar para os bens mais preciosos da Igreja, os pobres. Se sua comunidade tem a graça de ter um diácono, ore por ele. Se ainda não tem, peça ao Senhor que suscite operários para a messe diaconal.
Oremos pelos Diáconos:
Deus e Pai Nosso, fortalece com a graça do Espírito Santo os diáconos de vossa Igreja, para que desempenhem com alegria, fidelidade e em espírito de comunidade eclesial, o seu ministério de diáconos, seguindo os passos de vosso Filho, Jesus Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”.
 Nós vos pedimos pelas famílias dos diáconos casados: que sejam autênticas “igrejas domésticas”, segundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, e delas surjam vocações sacerdotais e religiosas.
Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, rogai pelos ministros do Senhor! São Lourenço, diácono e mártir, rogai pelos diáconos, servos do Povo de Deus! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!