segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Quem é Nicodemos?

Quem é Nicodemos?

No livro O Evangelho Segundo João, o Pe. Carlo M. Martini afirma que Nicodemos é um “presbítero”, ou seja, um “adulto” que já “fez uma carreira e por isso tem certas prerrogativas e certos deveres externos a salvaguardar. (...) Sente o peso de sua reputação, de sua importância. Por isso tem medo de comprometer-se; tem medo de enfrentar abertamente a Palavra de Deus”.

Olhando Nicodemos por esta perspectiva nos vemos aí refletidos. Nos achamos maduros, ou adultos na fé. Caminhamos na Igreja há muito tempo. Ocupamos um lugar de destaque na comunidade. Somos Coordenadores ou Coordenaras; Ministros; Agentes de Pastoral; Trabalhamos na caridade social; Somos voluntários em muitos serviços. Há os que pertencem ao clero, e são vistos e julgados por todos (pois as pessoas esperam que os clérigos tenham atitudes distintas das suas). Então, o Pe. Martini diz: “tendo já chegado a uma certa responsabilidade externa, tem medo de comprometer-se: e este medo o impede de escutar as novas exigências da Palavra de Deus”.

Martini nos apresenta Nicodemos como aquele que busca, através dos elementos intelectuais, um conhecimento de Jesus. Acredita que por suas categorias cognitivas vai entender a mensagem de Jesus. Entretanto, não se pode reduzir a Palavra de Deus à mera doutrina humana. A atitude de Nicodemos é de quem diz que quer saber das coisas, e afirma “eu creio que tenho métodos para sabê-las”. “E por isso a minha situação já é aquela de quem ou sabe ou quer comunicar, ou então procura saber com os métodos ordinários de eficiência, através dos quais se afirma o saber. Nicodemos está nesta situação, que é situação de fechamento à novidade misteriosa da Palavra”.

Outro ponto interessante neste encontro. Como falei anteriormente, Nicodemos é o um homem velho; não velho em idade (apenas), mas velho em posição dentro da sociedade religiosa de seu tempo. O seu grande medo é “não se pode começar tudo de novo”. Este impasse é pensado por ele, pois na “realidade a Palavra de Deus pode pedir que se recomece da estaca zero, e isso espanta” (lembremos de Abraão, Noé, Moisés, Jó e muitos outros).

“Nicodemos tem pouca confiança no poder de Deus. (...) Ele já estabeleceu os limites daquilo que se pode e que não se pode fazer: é um “presbítero” que já chegou, que em seu ponto de chegada se fecha às ulteriores compreensões do mistério de Deus. Este é o homem a quem João dirige a sua pregação”.

Quantas vezes nos instalamos em nossas certezas religiosas e não deixamos a Palavra de Deus agir em nossas vidas? Quantas vezes nos preocupamos mais com o que vai ser dito de nós mesmos e não nos abrimos à ação de Deus em nossa pastoral? O encontro de Jesus com Nicodemos vai além do meramente institucional. Vai além da posição social que ocupa o interlocutor. Ela reflete nossa situação dentro da própria Igreja. Ao meditarmos esse encontro, nos vemos ai dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!