segunda-feira, 17 de março de 2014

Uma experiência mística de Jesus

Queridos amigos e amigas,
A liturgia deste domingo, dia 16/03, nos fez meditar sobre a passagem da Transfiguração de Jesus. É uma das experiências místicas narradas nos evangelhos, que envolve os apóstolos de Jesus. Ou melhor dizendo, três destes apóstolos: Pedro, Tiago e João.
O primeiro ponto a ser destacado é o local dessa experiência. Não esperem que eu fale da montanha. Isso já se tornou lugar comum. É importante que vejamos que Jesus os leva a "um lugar à parte". Jesus conduz esses apóstolos para um espaço aonde eles poderiam ficar a sós. Em silêncio. Em atitude contemplativa. Em oração.
A primeira experiência que os santos fizeram, e fazem de Jesus, é a experiência mística. Alguma revelação especial. Alguma ideia. Um sentimento diferente do comum. Percebem uma presença divina em suas vidas que vai além do comum das pessoas. E todos nós já passamos por isso em nossas vidas, algum dia. A diferença é que eles transformam isso em vida.
Todos nós temos nosso "lugar à parte". Descubra essa lugar, e faça essa experiência de Jesus.
Segundo, é Deus-Pai quem nos fala "Este é o meu filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!"
Quem se predispõem a ir em algum lugar à parte com certeza vai escutar o que Deus tem a dizer. Com certeza, vai se colocar à disposição para ouvir Jesus. A experiência mística consiste em ouvir Jesus, pois é ele quem revela a vontade do Pai para cada um de nós. Escutar não é apenas colocar o ouvido atento às suas palavras. Escutar é fazer também a vontade. É colocar em prática aquilo que Deus nos pede. Escutar Jesus, eis a vontade do Pai. Eis a vontade daquele que enviou Jesus. Esta experiência do escutar é transferida depois aos apóstolos e à Igreja. Quem escuta a palavra da Igreja, escuta Jesus, e quem escuta Jesus, escuta o Pai. Escutar Jesus significa escutar a Igreja.
Por último, ao ouvirmos a palavra do Pai o medo toma conta de nós. Parece que sua vontade é grandiosa para nós. Temos a sensação de que não vamos dar conta de tamanha missão. Sentimo-nos pequenos, fracos. Mas, Jesus vem ao nosso encontro. Se aproxima. Toma a iniciativa. Nos toca.
Toca-nos para que nos despertemos. Toca-nos para levantemos. Toca-nos por que é preciso sair em missão. "Levantai-vos". "Não tenhais medo". Por que temer a missão que é dada? Porque temer aquilo que Deus nos pede por meio de Jesus? Por que temer a ação litúrgica da Igreja que renova a paixão, morte e ressurreição de Jesus?
Levanta. Toma coragem. Deixa o medo de lado. Vai pelo mundo anunciar o evangelho a toda criatura. Não temas. Não tenha medo da morte. Jesus ressuscitou.
Amadas e amados, confie no Senhor. Mesmo que possa parecer que ele esteja distante, ele estão no meio de vós.
Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!