domingo, 13 de outubro de 2013

"Deus é amor"

Na primeira carta de São João, capítulo 4,8 lemos o título dessa postagem.
A partir do versículo 7 do capítulo 4, João nos convoca a que nos "amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus". E continua dizendo que "todo aquele que ama é filho de Deus e conhece a Deus".
Mas como sabemos que amamos a Deus? O próprio Jesus nos falou sobre isso. Quando nos contou a parábola do Samaritano. E ainda disse: "ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus irmãos" (Jo 15,13). No evangelho de João 3,16 diz Jesus a Nicodemus: "Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que quem crer não pereça, mas tenha a vida eterna".
O próprio João ainda fala: "Deus demonstrou o amor que tem por nós enviando ao mundo seu Filho único, para que vivamos graças a Ele" (1Jo. 4,9).
São Paulo não se furtou em falar do amor de Deus. Na carta aos Efésio 5,2a nos fala: "Irmãos, vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós". Em seguida, exorta os maridos a amarem suas esposas, da mesma forma que Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.
Na Primeira carta aos Coríntios (1Cor 13,4-8a), na tradução da Bíblia do Peregrino, lemos: "O amor é paciente, é amável, o amor não é invejoso, nem fanfarrão, não é orgulhoso, nem faz coisas inconvenientes, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade", E continua falando, "tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará".
Os que herdarão o Reino dos Céus são aqueles que vivem o amor. E como sabemos que estamos amando verdadeiramente? O próprio Cristo nos responte em três grandes momentos nos Evangelhos. O primeiro, ao falar dos bem-aventurados (Mt 5,3-10). Em seguida, quando fazemos o bem aos que sofrem. Mateus, 25,31-40. E quando fazemos do outro a pessoa mais importante que nossos negócios e problemas: Lc 10,25-37.
Medite como você vive esse amor.
Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!