domingo, 1 de setembro de 2013

Legado

Segundo os dicionários, Legado é alguma coisa deixada a outrem, sem a necessidade de ser herdeiro. Essa palavra é utilizada para designar um testamento.
Deixar algo para alguém, isso é o legado. A jornada mundial da juventude, realizada no Rio de Janeiro, em julho de 2013, deixou vários legados para a cidade. Primeiro, a criação de uma área hospitalar para o tratamento de dependentes de crak. Segundo, a revitalização da fé de nossa juventude. Terceiro, reunir três milhões e quinhentas mil pessoas numa cerimônia religiosa na praia de Copacabana. Poderíamos continuar enumerando vários legados deixados pela Jornada.
Os legados não são apenas coisas positivas. Podemos ter legados que não nos agradem muito. Um desses foram as dívidas contraídas pelo Instituto Jornada Mundial da Juventude. Essas são altas. Foram gastos com transportes. Com traslados. Com construção de palcos. Empresas de engenharia. Arquitetura. Som. Alimentação. Esperava-se que as inscrições dos peregrinos pudessem suprir grande parte dessas dívidas. Entretanto, isso não foi alcançado. Esperávamos que a utilização do campus fidei pudesse gerar recursos. Mas isso não foi possível. Uma dívida se acumulou.
Refletindo sobre isso, começou-se uma campanha para ajudar a minimizar essas dívidas. Gostaria de conclamar as pessoas, principalmente religiosos, que desfaçam dos bens que acumularam. A desfazer-se de seus carros importados. Celulares caros. Vida de ostentação. Almoço e jantares caros. Coloquem parte de suas espórtulas à disposição da Igreja do Rio de Janeiro. Os artistas católicos disponham de seus caches, dos seus direitos autorais. De suas coletas. Despojemo-nos de nossos pequenos altares pessoais. Despojemo-nos de nossas riquezas. De nossos acúmulos. De nossas riqueza pessoais. Deixemos para ter riquezas no céu, onde a traça não corroem e os ladrões não roubam.
Conclamo. Peço. Queridos e queridas religiosas e religiosos, despojem-nos. Vendamos nossos caros bens que não nos são necessário e partilhemos para ajudar no pagamento da dívida da JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!