segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Se tu queres ser perfeito..."

Queridas irmãs e irmãos,
Nossa meditação de hoje é tirada de Mateus 19,16-22. Aqui, uma pessoa pergunta a Jesus o que deve fazer para possuir a vida eterna.
Destaco três pontos desta perícope para o comentário. 1º) A pergunta: "Mestre,  o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? 2º) A resposta de Jesus; 3º) O desejo de perfeição.
A pergunta. Alguém, que pode ser eu ou você, tem o desejo de eternidade. De vida eterna. Então busca a Deus, Jesus, a Igreja. Mas entrar na vida eterna é muito simples. É fácil. Basta viver aquilo que Deus determinou no decálogo. "Não matarás, não cometerás adultério, não roubaras, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e amo o próximo como a ti mesmo". Quer dizer, vive para o outro e terás um lugar na vida eterna. Não precisa de grandes coisas. Vive o direito natural. Age com amor e caridade.
Entretanto, essa pessoa acha que isso é pouco. É preciso mais, pois muitas pessoas vivem isso, inclusive aqueles que não tem religião. Necessita de mais do que isso. Por isso a pergunta: "Tenho observado todas estas coisas. O que ainda me falta?" Não basta viver a lei. É necessário mais. Qualquer homem de boa vontade vive esses preceitos. Quero mais.
Então, Jesus fala de PERFEIÇÃO. "Se queres sere perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Observe que Jesus fala de perfeição. Ele identifica o desejo de mais. A vivência da lei não é suficiente para aquele que quer mais. Quem quer ser perfeito deve colocar toda a sua vida, toda a sua vontade, todo o seu desejo, toda a sua riqueza, todo o seu tempo a serviço de Deus. E ficar mais próximo de Jesus. Anunciar a vida de Jesus, Comunicar o seu evangelho. Anunciar que Deus está no meio de nós através de Jesus e da sua Igreja.
Irmãs e irmãos, vejam que para possuir a vida eterna é fácil. Aquelas e aqueles que desejam ser perfeitos devem seguir Jesus sem colocar sua preocupação na própria vida.
Oremos: "Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!