domingo, 18 de agosto de 2013

"A minha alma engrandece o Senhor!"

Queridas amigas e amigos,
Hoje a Igreja festeja a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Comemorada desde o século VI. Era costume, dentre os primeiros cristão, e confirmado pelo padres de Igreja, que Maria, após sua morte, foi elevada aos céus.
A Igreja nos propõem para nossa reflexão o texto de Lucas 1,39-56, o chamado Magnificat. É lugar comum falar da visita de Maria à sua prima Isabel. Falar do serviço de Maria. Daquela que se põem à serviço após o anúncio, a missão recebida. Não guardou para si a palavra. Colocou-se a caminho.
Entretanto, gostaria de destacar outro aspecto deste texto. Maria não se prende às qualidades que sua prima se lhe diz. Maria destaca sua relação com Deus. Ela não se exalta. Destaca a alegria de sua alma, pois Deus olhou para a sua humildade. Aqui se humildade demonstra a insignificância de sua vida. A humildade é estar à margem da sociedade. É estar afastada do poder. Das decisões. É reconhecer-se indigna de assumir tal missão.
Maria não perde o foco de seu chamado. Ela compreende a missão que tem pela frente. Sabe que Deus exalta os excluídos através de sua convocação para ser a mãe do Senhor. Por isso, ela exalta o nome de Deus, "o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor". Após dizer que o nome de Deus é "santo", e que a misericórdia dele se entende de "geração em geração", ela canta que os "poderosos" e "ricos" perderão seus trono, poder e riqueza. E os humildes e famintos serão exaltados e saciados. Que Deus cumpre as promessas que faz para nossas vidas.
Irmãs e irmãos, devemos estar atentos às necessidades dos outros. Preocupar-nos com aqueles que passam fome. Com os que não tem saúde. Com os que não tem casa nem terra. Ir ao encontro dos que sofrem. Dos encarcerados, dos doentes, dos idosos, das crianças.
Assim, ao olharmos para Maria, neste dia em que comemoramos a Assunção de Maria, aprendamos como ir ao encontro do próximo.
Oremos: "Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada Virgem Maria, mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!