domingo, 25 de agosto de 2013

"Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita!"

Queridas amigas e amigos,
Nossa liturgia deste domingo nos propõem a leitura de Isaías 66,18-21; Hebreus 12,5-7.11-13; e o Evangelho de Lucas 13,22-30.
Fala da missão dada a cada um de nós. E de como devemos viver a nossa fé em Jesus Cristo.
Logo no início, Isaías, apresenta o pensamento de Deus: "Eu, que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas". Ou seja, Deus ajunta aquilo que está, ou que ficou, disperso por conta do pecado dos seres humanos. O Senhor atrai para si todos, e tudo, que estava longe dele. Jesus já havia dito: "vim buscar o que estava perdido". Na parábola do Pai Misericordioso (ou Filho Pródigo), o Pai diz: "este teu irmão estava morto e voltou à vida". É Deus quem ajunta. Reúne.
Na Carta aos Hebreus, meditamos sobre as correções de Deus. Quem gosta de ser corrigido? Quem gosta de saber que cometeu uma falha? Mas o autor des
ta carta deixa claro que no momento "nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois produz um fruto de paz".
No evangelho, Jesus nos convida a entrar pela porta estreita. O que significa isso? Não é mais fácil passar pela porta larga?
Ai reside toda a diferença. Para Deus não existe coisas fáceis. Ele pode tudo. Mas é preciso saber se nosso coração esta voltado para ele.
O Evangelho de hoje fala diretamente de salvação. De vida eterna. E Jesus diz que "muitos tentarão entrar e não conseguirão". Devemos tomar cuidado com a nossa vida religiosa. Pois quando a porta de fechar, não haverá mais como abrir. Jesus não nos reconhecerá. Então, diremos: "Nós comemos e bebemos diante de ti e tu ensinaste em nossas praças!" E ouviremos, "Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!". A medida da salvação está na justiça. Mas que justiça? Em Mateus 25 a partir do versículo 31 encontramos a resposta. Estive nu e me vestistes. Estava com sede e me destes de beber. Era peregrino e me acolhestes. Estava doente e preso e fostes me visitar.
Queres ser salvo? Pratica essas coisas, sem descuidar da vida de oração. Devemos ir á missa, para comermos e bebermos do corpo do Senhor. Devemos ter outras práticas devocionais. Rezar o terço, participar do grupo de oração, ser ministro extraordinário da sagrada comunhão, catequista. Ministro do Batismo e do Matrimônio. Ministro da Confissão. Bispos, padres, diáconos, consagrados (as), todos nós somos chamados a indicar esse caminho. E não apenas mostrar, mas ir à frente do povo. Caminhar junto.
Assim, amadas irmãs e amados irmãos, "proclamai o evangelho a toda criatura". "Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o. Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!"
Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!