segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Nisto todos conhecerão que sois os meus discípulos..."

Queridas amigas e amigos,
A grande mensagem da liturgia do V Domingo da Páscoa é o AMOR. É a única forma de que os outros possam reconhecer que somos discípulos de Jesus. Esse amor vai além do mero amor entre homem e mulher. Esse amor vai além do amor dos pais e das mães para com os filhos, dos avós para com os netos. Não é um amor preso às realidades familiares. É um amor que vai ao encontro daquele que não está preso a mim por laços de sangue.
Jesus havia dito que sua mãe e seus irmãos eram aqueles que ouviam a palavra de Deus e a colocavam em prática.
Como eu vos amei, assim também vós deveis amar uns aos outros". E como foi o amor de Jesus para conosco? Um amor que o levou à cruz. Um amor que não rejeitou o sofrimento. Um amor que entende o sofrimento. Paulo, na primeira leitura (At. 14,22), encorajando os discípulos, exortando-os a permanecerem firmes na fé, dizia-lhes: "É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus".
A porta do Reino de Deus é a cruz. Saber suportar as dores e os sofrimentos da vida presente é a certeza da entrada no Reino dos Céus. O Salmista diz que o Senhor é paciência. E se somos sua imagem e semelhança (Gn. 1,26) devemos ter paciência. Mas, como diz o ditado, "paciência tem limite", o Senhor nos ensina a termos misericórdia e compaixão. Somente assim, seremos um novo céu e uma nova terra.
São João, na segunda leitura, diz que viu "um novo céu e uma nova terra". Você já parou para pensar que céu e terra somos nós? Homem e mulher? Ao deixarmos nos transformar pelo amor de Jesus, pelo serviço ao próximo, estaremos sendo transformados, mudados, em uma nova criatura. Nos aproximando da cidade Santa, da Nova Jerusalém, do Reino de Deus. Sem nada no caminho, nem o mar.
Animemo-nos e encorajemo-nos mutuamente. Com jejum e oração, sacrifício, somos agraciados pelo Senhor. Não percamos a perspectiva da Cruz. A teologia da Cruz. Jesus não veio para nos dar riquezas neste mundo. Veio para nos libertar do primeiro céu e da primeira terra. Veio nos libertar do pecado de Adão e Eva. Agora somos Novos em Jesus.
Deixe-se renova. Mude. Não tenha medo. Deixe que os outros comentem. Entenda-se com Deus.
Oremos: "Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!