sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Aqui estou, Senhor!"

A meditação deste pascal se relaciona com a expansão da Igreja. Após a ressurreição de Jesus, seus apóstolos saem para anunciar o Reino de Deus pregado por Jesus.
A primeira leitura de hoje, Atos 9,1-20, fala da conversão de Paulo. Existem alguns pontos interessantes a serem destacados.
A primeira, está relacionada com a pessoa de Paulo, que ainda se é apresentado com o nome hebraico de Saulo.
Saulo é apresentado como aquele que provocava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Tinha autoridade e poder para essa perseguição. Poderia prender todos e todas que seguissem o Caminho (assim eram chamados os que andavam segundo a doutrina de Jesus).
Ele está indo para Damasco. Está à caminho, buscando prender aqueles que seguem o Caminho. Dialética. Neste caminho, é vencido por uma luz forte. Saulo que anda nas trevas (perseguindo os discípulos) é vencido pela Luz (o Senhor ressuscitado). E a luz cerca Saulo. É todo envolvido. Sua vida passa a ser iluminada pelo Senhor. Está luz vem do céu. Lembremos que Estêvão contemplava o céu no seu martírio, vendo Jesus em sua glória. E tudo isso, aos pés de Saulo.
Jesus interroga Saulo: "Saulo, Saulo porque me persegues?" Não compreendendo o que estava acontecendo, pergunta: "Quem és tu Senhor?" E a resposta nos surpreende: "Eu sou Jesus, a quem tu estas perseguindo". Jesus está presente nos seus discípulo. Jesus está presente na sua Igreja. Quando um batizado é perseguido em sua fé, no seu caminho de santidade e perfeição, quando a Igreja é perseguida, é o próprio Jesus que está sendo perseguido. Os discípulos refletem a presença de Jesus neste mundo.
Segundo, Saulo perde a visão. Perde o antigo modo de ver as coisas. Saulo passa pela experiência da mudança. Deve deixar de lado a visão antiga. A doutrina antiga. Ultrapassada. Saulo necessita de ajuda para entrar na cidade.
Três dias sem ver, e sem comer, e sem beber. Processo de purificação espiritual. Tempo que Jesus passa no ceio da terra antes da ressurreição. Momento para esperar a missão.
Enquanto Saulo passa pelo processo de purificação, Jesus avisa a um dos discípulos de Damasco, Ananias, de que uma missão importante lhe aguardava. Libertar um cego da escuridão. Trazer à vida alguém que estava morto. Ananias questiona o Senhor. Mas Jesus diz que Saulo fora escolhido para anunciar a mensagem, e que ele saberá o que deverá sofrer pelo seu nome.
Ananias cumpre o que fora pedido. O discípulo impõe às mãos sobre Saulo. Ora. E Saulo recupera a vista. Uma nova vida surge. É batizado. E a partir dai se recupera para a missão: pregar e anunciar que Jesus é o Filho de Deus.
Prezados e prezadas, não devemos colocar limites para as coisas de Deus. É ele quem escolhe seus discípulos. O que nos cabe é mudarmos de vida. Reflita como está sua vida quando é perseguido. Você assume sua fé em qualquer ambiente que frequentes? Você está pronto ou pronta para das razões de sua fé, mesmo que não seja compreendido, compreendida? Peça ao Senhor a graça de viver a experiência do ressuscitado.
Oremos: "Ó Deus todo poderoso, concedei que, conhecendo a ressurreição do Senhor e a graça que ela nos trouxe, ressuscitemos para uma vida nova pelo amor de vosso Espírito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!