Quando morei na Arquidiocese de Joã Pessoa-PB, cantávamos uma música que dizia: "Igreja é povo que se organiza, gente oprimida buscando a libertação, em Jesus Cristo a ressurreição".
A Igreja é o local onde o povo de Deus se organiza para caminhar rumo à terra Prometida. A Pátria Celeste. A Nação Santa. A Jerusalém do Alto.
A Igreja é onde mulheres e homens, olhando para as suas vidas, buscando sentido para continuar na caminhada rumo ao céu.
Igreja é lugar de Culto. De Missa. De Confissão. De ouvir a Palavra de Deus. De Comunhão. De Perdão. De Batismo. De orar pelos doentes. De viver vida nova.
A Igreja foi fundada por Jesus Cristo. Ela é o corpo de Cristo. E Cristo, sua cabeça. Jesus nos deixou os apósotlos para que dessem continuidade à sua missão: anunciar o Reino de Deus. Os apóstolos, nos deixaram os Bispos para que dessem continuidade a essa missão. Os bispos são auxiliados pelos Diáconos e Presbíteros. E todo o povo de Deus é chamado a ser fermento na massa. Atuando no dia-a-dia da vida. Dando sinais de sua comunhão com Deus.
Quis Deus que sua Igreja fosse o redil de mulheres e homens que buscam a santidade. Ela não é o lugar de santos e santas. Ela é o espaço onde se busca a santidade. Onde se busca ser "prefeito como o pai é perfeito". É o local onde se encontra libertação de toda forma de opressão. É local de vivência da Ressurreição de Cristo. Mas também da cruz. E crua não é sofrimento. É caminho. E passagem. É via. Sem ela a vida eterna não poderia existir. A eternidade pressupoe a cruz. A chave que abre o Reino é a cruz, pois ela levou a Ressurreição de Jesus.
Sintamos com a Igreja. Se ela sofre, soframos juntos. Se ela chora, choremos juntos. Se ele se alegra, alegremo-nos juntos. Se ele ensina, aprensamos com ela. Se ela liberta, sintamo-nos livres.
A Igreja é o local dos que estão a caminho.
Venha caminhar conosco. Sinta-se parte deste corpo. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!