quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"Eis que eu estarei com vocês com vocês todos os dias, até o fim do mundo".

A frase título de nossa postagem, é a última frase do evangelho de Mateus.
Em tempos de troca de comando na Igreja, podemos ficar com nossos corações agitados. Os órgãos de imprensa não entendem o que se passa dentro da Igreja. Ao mesmo tempo que é uma instituição inserida no mundo, ela não é regida pelas leis do mundo. A lógica do mundo não faz parte da lógica da Igreja (ou pelo menos não deveria fazer). Nossas leis e ações são ditadas, primeiramente, pela Sagrada Escritura. Em seguida, pelo Magistério e Tradição. Nossos Cardeais e Bispos não são gerentes e supervisores. Nosso Padres e Diáconos, não são operários que executam atividades de forma automática, sem pensarem.
Somos uma isntituição divina. Formada por mulheres e homens que se sentem chamados a caminharem rumo ao Reino de Deus. Seja de forma consagrada, a saber, bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos consagrados, leigos matrimoniados, celibatários. A cada um, Deus concedeu um dom específico, mostrando que o seu Reino não é uma mesmice, mas uma família onde todas e todos tem seu lugar. E chamados a conformirem seu irmãos na fé.
Ao terminar sua missão no meio de nós, mas sabendo que a consumação dos séculos ainda não havia chegado, Jesus deixou-nos a Igreja para que ela fosse a continuadora de sua missão. Mas a Igreja não caminha sozinha. Ela tem a assitência do Espírito Santo, que faz com que Jesus continue em nosso meio. É Ele o guia da Igreja. Somos movidos por Ele em nossas boas ações. Algumas vezes, cometemos falhas, e Paulo nos alerta para isso: "O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que faço, mas é o pecado que mora em mim". (Rm 7,19-20). O apóstolo nos ensina o caminho da tolerância. Tem diante de si as palavras de Jesus: "perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".
Os homens da Igreja cometem erros. E disso temos muitos exemplos. Mas se somos Igreja, sofremos com isso. Mas também nos alegramos com os Santos que Deus vai colocando em nossas vidas. Pequenos santos do dia-a-dia. Bem como os grandes santos de nossa devoção, seja ela comunitária ou individual.
Irmãs e irmãos, lembremos: "Eis que eu estarei com vocês com vocês todos os dias, até o fim do mundo". É Jesus quem cominha junto a sua Igreja. Junto a cada um de nós. Somos por Ele, Nele e com Ele, na Igreja Una Santa Católica e Apóstólica, que tem no Papa seu representante maior. Aquele que nos confirma na fé a nos apacenta, pois acima de todos, ama Jesus mais que tudo. Quando no evangelho de João, capítulo 21, a partir do versículo 15 pergunta a Pedro se ele o ama, após a terceira vez, Jesus diz: "Cuida das minhas ovelhas". Pedro, Papa, cuida de cada um de nós. Quando sentires sem rumo, lei o que nos fala o Papa.
Oremos pelo próxima Pedro (Papa) que virá cuidar de cada um de nós, por Cristo, pelo Espírito Santo.
Lembremos que Maria nos foi dada por mãe por João. Caminhamos com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!