segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"A Escritura diz...!"

Inicamos nosso momento quaresmal. Quarenta dia de preparação para a Páscoa do Senhor. A grande festa de nossa Fé. Ela é maior que o próprio Natal.
No primeiro domingo da quaresma meditamos sobre as tentações de Jesus. Essa passagem da vida Dele nos ajuda a entendermos aquilo que vivemos na nossa vida cotidiana: fome, pode, adoração.
Jesus nos mostra que a intimidade com as Escrituras Sagrada são o caminho para a construção de uma vida nova. Nossas respostas devem diferir daquelas que as pessoas que são do mundo dão.
O diabo tenta o Senhor naquilo que vai dentro do coração humano: a vontade de ser Deus. Lembremos que o mesmo diabo tentou Adão e Eva, e disse: "Deus sabe se comeres do fruto da árvore da vida, vós sereis igual a Deus". Infelizmente, nossos primeiros pais não resistiram. Apesar de desfrutarem de tudo que precisavam. Inclusive da graça de Deus permanentemente. Diz o Gênesis que Deus andava no Paraíso e falava constantemente com Adão e Eva.
Na primeira tentação, o diabo tenta fazer a mesma coisa. E o pior, usa da filiação divina de Jesus. Pois, se Ele é Filho, tem o poder do Pai. E pode tudo. O diferencial de Jesus para Adão não é a filiação, e sim a intimidade com a Palavra de Deus. Jesus vivia conforme a Palavra. A Escritura Sagrada era a bússola que norteava a vida e as ações de Jesus. Por isso a expressão: "a Escritura diz...!".
Aquele que sente fome faz qualquer coisa para saciá-la. A fome de comida é a pior de todas. Quem sente fome não consegue fazer nada bem feito. Nem rezar. Nem lembrar de Deus. E se se lembra, é para se lamuriar. Mas a Palavra de Deus é alimento, pois ele nos faz ir ao encontro do sofrimento do outro. Por isso, "a Escritura diz...".
A segunda tentação é a do poder. Aquele que o tem, pode tudo. Lembremos que Pilatos disse a Jesus, "não sabes que tenho poder de te libertar ou condenar?". E Jesus respondeu: "Nenhum poder terias sobre mim se não tivesse sido dado do alto". São João, no Apocalipse há de dizer: "o louvor, a honra, a glória e o PODER pertencem àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro...". Não devemos transferir para ninguém o poder que procede de Deus. Somente ele é tem o poder. "Creio em Deus Pai, todo poderoso". E mais uma vez usando a Escritura, Jesus vence a tentação dos poderes do mundo. De dominação. De opressão. Mostrando que o poder é serviço.
Não satisfeito, Jesus é levado para a parte mais alta de Jerusalém, o Templo. O local do culto. Do encontro com Deus. Da habitação divina. E, não podendo resistir com suas artimanhas, resolve utilizar a própria escritura, insunuando que se ele se atirar Deus o livrará, pois assim diz a escritura. Aqui o demônio mostra como se manipula a palavra de Deus. Mas Jesus nos ensina que a palavra não deve ser lida isoladamente. A Sagrada Escritura é um conjunto. Forma uma unidade espiritual. E encerra dizendo: "Não tentarás o Senhor teu Deus".
Irmãs e irmãos, se fizermos diariamente a Lectio Divina, a Leitura Orante da Palavra de Deus, conseguiremos resistir a tudo que vem do mau.
Aprendamos com Jesus. Leiamos a Palavra de Deus diariamente. Existem muitos sites que publicam todos os dias o Evangelho da litrugia diária. Não se deixe vencer pela preguiça. Sempre há um espaço de tempo na sua vida diária para o contato com Deus.
Oremos: "Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!