Queridas e queridos amigos,
Paulo não estava sempre com as comunidades que ele havia fundado. Portanto, utilizava as cartas para animá-las e fazer com que pudessem experimentar aquilo que Deus fazia na sua vida.
Hoje, utilizamos vários meios para isso. Os blogs são uma forma de partilharmos aquilo Deus fala ao nosso coração sobre a liturgia do dia de domingo.
O evangelho de hoje nos remete ao episódio em que Jesus é encontrado no templo pelos seus pais. Algumas observações.
Inicialmente, o relato se Lucas no fala que "três dias depois, o encontraram no Templo". Esse fato aconteceu após uma busca sem fim. Onde estaria o "garoto"?
Vejamos que três é um número de suma importância. Três foram os dias que Jesus passou no túmulo. Três são os mandamentos que falam da relação dos homens com Deus. Três são as pessoas da santíssima Trindade. Três são os apóstolos que Jesus chamava para experiências mais profundas: Pedro, Tiago e João. Três eram os membros da Sagrada Família: José, Maria e Jesus. Portanto, três é um número importante.
Se olharmos para a existência humana, três são as fases de nossa vida também. Além disso, três são os momentos do dia: manhã, tarde e noite.
Depois de três dias encontraram Jesus no Templo. Jesus é encontrado no espaço onde o povo judeu tinha uma profunda relação com Deus. E em Lucas, o templo é o centro da vida do povo. Muitos episódios das vida de Jesus se dará no Templo. Veremos isso ao longo deste ano.
Jesus está no templo. Aqui não me interessa a pergunta de seus pais, mas sim a resposta dada por Jesus: "Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?". O primeiro mistério a ser conhecido nesta leitura, o lugar de se encontrar Jesus é no templo. Mas que templo? Apenas o de pedra? Não. Jesus é encontrada no templo do coração de cada um de nós. Jesus é encontrado no templo que é o outro. Jesus deixa-se encontrar. Entretanto, ele não é encontrado aonde achamos que ele deva estar. Jesus é encontrado junto do Pai. Sem o Pai, Jesus deixa de ser quem ele é, o Cristo (que acabamos de celebrar no Natal). O exemplo de Jesus é para saibamos que o Filho só existe pelo Pai. Ele é "consubstancial ao Pai". Tem a mesma substância. A encarnação de Jesus nos tornou filhos de Deus. Pelo Filho, nos tornarmos herdeiros do Reino.
Irmãs e irmãos, busquemos o Reino. Busquemos as coisas do Pai. Estejamos próximos àquelas e àqueles e àquelas que necessitam de nossa ajuda. Deixemo-nos formar, crescer em "sabedoria, estatura e graça diante de Deus e diante dos homens".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!