domingo, 13 de janeiro de 2013

"Tu és o meu filho amado...!"

Prezadas irmãs e irmãos,
Hoje celebramos a Festa do Batismo de Jesus. Ao contemplarmos a cena do Batismo de Jesus, vemos que a humanidade de Jesus é colocada a toma. Jesus que é "verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus".
O profeta Isaías anuncia aquilo que o Senhor nos fala: "Eis o meu servo, que eu apoio, meu eleito, ao qual minha alma quer bem, pus sobre ele o meu Espírito". O Senhor nos chama de servos. Somos convidados a estarmos à serviço do Senhor. Jesus era o servo de Deus.
Aquela e aquele que são chamados a serem servos, são escolhidos, "eleitos", pelo Senhor. Sobre o servo pousa o espírito de Deus. Sobre cada um dos batizados, está o espírito do Senhor.
Logo após, ainda continua o texto, "sou eu o Senhor, eu te chamei..., te segurei pela mão, te guardei, e te destinei a seres aliança do povo". Somos destinados a sermos aliança, a fazermos união do povo com o Senhor. O profeta nos lembra que somos luz, que devemos abrir os olhos daqueles que não enxergam, de libertar os cativos.
Somos luz para iluminar o caminho daqueles que andam na escuridão. Somos responsáveis por abrir os olhos daqueles que não enxergam a presença do Senhor em suas vidas. Somos libertadores dos que se encontram prisoneiros do mundo, das coisas do mundo, das modas do mundo, das convenções que nos paralisam e não nos aproximam daqueles que sofrem.
Na segunda leitura, Pedro nos lembra que Jesus "andou por toda a parte, fazendo o bem". Jesus não escolheu aonde iria fazer o bem. Ele o fazia em qualquer lugar que ele estivesse. Sua presença já era marca da bondade. Em outra passagem lemos alguém dizendo a Jesus: "Bom Mestre...". E Jesus respondendo: "Porque me chamais de bom? Só Deus é Bom!". Se Deus é o bem, todo o batizado deve ser bom, pois a bondade é inerente a todo aquele que faz parte da filiação divina através do batismo. É dever de todo batizado ser bom.
No evangelho, algo de maravilhoso acontece. Jesus é batizado com o povo. O batismo do Senhor não teve nada de especial. Não precisou de celebração exclusiva. Não foi feita pelo sumo sacerdote. Não foi no templo. Jesus é batizado junto com o povo. Demostrando sua humanidade. Jesus está próximo aos seres humanos. Jesus é um do povo, como alguém do povo. Caminha no meio do povo. Não tem privilégios. Vive a vida do povo.
Ainda no evangelho, logo após seu batismo, Jesus não foi para a festa. Ele foi orar. Entendia que aquele era um momento especial em sua vida. Sua humanidade acabava de se manifestar. É na oração que Deus se revela, pois "enquanto rezava, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre Jesus". Quando oramos o Espírito Santo vem sobre nós. E o batismo é o grande momento de nossa oração. Lembrarmos de nosso batismo é a oportunidade que temos de entrar em comunhão com aquele que nos deu a vida e nos tornou "Filhos de Deus".
Irmãs e irmãos, façamos da força de nosso batismo uma oportunidade de assumirmos a missão que Deus nos deu: sermos evangelizadores. Anunciadores da boa nova de Jesus. Deixemos o Espírito Santo agir em cada um de nós, nos impelindo para a missão.
Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!