Queridas irmãs e irmãos,
Hoje celebramos a véspera do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos no ano litúrgico dedicado à meditação do evangelho de São Lucas. Este evangelista inicia o evangelho de hoje constatando um fato histórico. É algo que poderá ser comprovado historicamente. Lucas nos mostra que as coisas de Deus acontecem no dia-a-dia. Na história. A família de Jesus foi para Belém, pois de lá era José. A descendência davídica foi passado pelo pai terrestre de Jesus.
Ao chegar em Belém, Maria deu à luz. Aqui quero fazer minha primeira reflexão. Maria mostra a luz para aquele que ainda estava nas trevas da gestação. Na escuridão da formação humana e fetal. Dar a luz tem um duplo sentido. Ao nascer, ao ver a luz, Jesus se monstra que como luz de todos. Em seguida, Lucas fala de pastores, e que foram envoltos em luz. A luz indica o caminho.
Jesus é a luz de nossa vida. Ele nasce na escuridão e no esconderijo de Belém para iluminar a vida de cada um de nós.
Jesus é centro da vida. E os pastores são chamados a dar testemunho e reverenciar aquele que há de ser nosso pastor. Nos pastorear. Nos conduzir para o redil dos filhos de Deus: o Reino.
Irmãs e irmãos, hoje para nós nasceu "um Salvador, que é Cristo". Alegremo-nos e exultemos. Esse menino, que veio da parte de Deus, está envolto em faixas. Na insegurança da vida, Jesus é acolhido pela segurança das faixas e deitado num manjedoura. Lembremos que manjedoura é lugar onde se colocava a comida dos animais. Jesus já se colocava como alimento da humanidade na manjedoura. Ele é aquele que alimenta a cada um de nós. Por isso, somos pastores. Por isso não tememos. Por isso, a Paz reina para todos os homens que são amados por Deus.
Feliz Natal. Deus abençoe a cada um de vocês que no ano de 2012 acompanharam este blog e minhas reflexões.
Diácono Gayoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!