domingo, 18 de novembro de 2012

"Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!"

Queridas irmãs e irmãos,

O Salmo responsorial da liturgia de hoje, é tirado do salmo 15 (16)
Minha reflexão na missa foi baseado neste salmo. Partilho com vcs aquilo que falei.

Iniciemos. O salmo começa com uma súplica: "Ó Senhor". Uma oração feita com aquilo que existe de mais profundo em em cada um de nós. A alma que clama ao senhor. Reconhece que somente o Senhor.
Em seguida, o salmistas, como cada um de nós, reconhece Deus como herança. Ou seja, aquilo que herdamos. Herdamos a centelha de Deus. Aquele pedaço de divindade colocado em cada ser humano, homem e mulher: "façamos o homem a nossa imagem e semelhança!". Quem reconhece que pertence ao Senhor, sente sua vida segura nas mãos de Deus: "meu destino está seguro em vossas mãos!"

Segundo, aquele que coloca o Senhor ante seus olhos, não "vacila". Ter Deus diante de nós é a forma de agirmos segundo a sua vontade. Antes de tomarmos uma decisão, de falarmos uma palavra, de agirmos, devemos ter diante de nós o Senhor. Assim, nossas palavras e ações serão aquilo que Deus quer que façamos. Além de não não cometermos erro: "não vacilo".

Assim, podemos ter um repouso tranquilo. Essa é a forma de avaliarmos nosso relacionamento com o Senhor. Ao ter um sono tranquilo, sabemos que nosso relacionamento com Deus anda bem, pois todos os problemas são colocados com para ele. Com ele. Por ele. E Nele.

Encerramos com a felicidade. Diz o salmista: "junto a vós felicidades sem limites". Aquele que caminha com o Senhor sempre mantem a felicidade, mesmo na adversidade. Mesmo nos momentos de grande sofrimento, estando com o Senhor, a felicidade é sem limite. Quem não quer ser feliz? Fomos criados para a felicidade. Mas o pecado nos afasta dela. Entretanto, a misericórdia de Deus nos faz retornar aos estado de graça original.

Irmãs e irmãos, lembrem-se de que os salmos eram a oração de Jesus. Ele fazia a experiência de Deus rezando os salmos. Conheceu seu Pai pela revelação feita nos salmos, São textos onde o Salmista coloca sua alma em sintonia com Deus.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!