sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como é doce ao paladar a vossa palavra, ó Senhor!

Diz o Salmo 119,105: "Tua palavra é luz para o meu caminho; lâmpada para meus pés!"

A palavra de Deus iliumina todos os instantes de nossa vida. Todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Por isso, Jesus retirava-se para orar em silêncio. Precisava estar sozinho com Deus. Ouvir o que o Pai tinha a lhe dizer. Jesus não multiplicava palavras. Simplesmente, ouvia.
O silêncio nos ajuda a fazer a vontade de Deus. Na meditação diária de sua palavra. Aprendamos a ouvir a palavra de Deus mais do que falarmos.

E continiua, o  mesmo salmo, dizendo: "Seguindo a vossa lei, me rejubilo, muito mais do que em todas as riquezas". E nos mostra o caminho da felicidade e da alegria: "Minha alegria é a vossa aliança,/ meus conselheiros são os vossos mandamentos".
E quando nos deparamos diante das riquezas? Nos lembra o Salmo 119: "A lei da vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata". Ao ouvir estas palavras, remeto-me ao evangelho de Mateus, quando Jesus fora tentado pelo diabo, ele ouviu: "Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas. E lhe disse: Eu te darei tudo isso, se te ajoalhares diante de mim, para me adorar". Conhecemos a resposta de Jesus. Mas de onde tirou a inspiração para responder? Claro que daquilo que ele conhecia da Palavra, pois desde a juventude frequentava a sinagoga (Igreja) e se dispunha a ouvir a Palavra de Deus. E em outra passagem lemos: "onde está o seu tesouro, aí estará o seu coração (Mt 6,21). Colocamos nossas forças em riqueza para onde apontamos o nosso coração. É óbivo que se colocamos nosso coração nas coisas de Deus, é para Deus que vamos agir. Se colocamos nosso coração nas coisas do mundo, é para as coisas do mundo que vamos viver. Não podemos ter um coração dividido. Jesus mesmo nos diz: "Vocês não podem servir a Deus e às riquezas". E o que vemos hoje são tantos corações divididos. Dando para Deus apenas o tempo que lhes sobra. Ou simplesmente cumprindo preceitos.

Buscamos a felicidade. Todos queremos ser felizes. Mas onde está a felicidade? Afirma o salmo: "Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!" Queres ser feliz? Alimente-se e viva da Palavra de Deus. Deixa ela transformar sua sua vida. Disse Jesus no evangelho de João 4,34: "O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar as suas obras".

Queridas rimãs e irmãos, leiamos o salmo 119 (ou 118) sobre os efeitos da palavra de Deus em nossas vidas. Deixa-se modificar por esta palavra.
Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!