sábado, 27 de outubro de 2012

Vicariato Norte e Nova Evangelização

Durante os dias 23, 24 e 25 de outubro de 2012, o clero do vicariato norte, Diáconos, Padres e Bispo se reuniram na casa dos Irmãos Maristas, em Mendes-RJ, para realizar sua Assembleia Vicarial anual.
Nesta oportunidade, além de fazermos a agenda do vicariato para o ano de 2013, aproveitamos a oportunidade para refletirmos sobre o instrumento de trabalho do sínodo dos bispos sobre a Nova Evangelização, cujo título é "Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã". 
Os palestrantes foram Pe. Ricardo Calvo, Pe. Marciano, Pe. Antonio José, Frei Paulo (Capuchinho) e Pe. Paulo Romão.
Pe. Ricardo destacou alguns pontos da Introdução e do Primeiro Capítulo. Neste capítulo, a instrução de trabalho desta "Jesus Cristo, Evangelho de Deus para o homem", como tema central. Ao seu redor, gravitam outras reflexões: "Jesus Cristo, o evangelizador"; "A Igreja, evangelizada e evangelizadora"; "O Evangelho, dom para cada homem"; "O dever de evangelizar"; e por último, "Evangelização e renovação da Igreja".
O segundo capítulo fora apresentado pelo Pe, Marciano (S. Domingos de Gusmão). Meditamos sobre o "Tempo de nova evangelização". Os subtemas foram: "A pergunta sobre a 'nova evangelização'"; "Os cenários da nova evangelização"; "As novas fronteiras do cenário comunicativo"; "As mudanças do cenário religioso"; "Viver com cristãos nestes cenários"; "Missio ad gentes", cuidado pastoral, nova evangelização"; "Transformação da paróquia e nova evangelização"; "Uma definição e o seu significado".
No segundo dia, após a Santa Missa e o café da manhã, iniciamos as atividades. Partimos para estudar os terceiro, quarto capítulos e a Conclusão.
O terceiro capítulo foi apresentado pelo Pe. Antônio José. "Como transmitir a fé" é o título deste capítulo. Os subtítulos versaram sobre: "O primado da fé"; "A Igreja transmite a fé que ela mesma vive"; "A pedagogia da fé"; "Os sujeitos da transmissão da fé"; "A família, lugar exemplar de evangelização"; "Chamados a evangelizar"; "Dar razões da própria fé"; "Os frutos da fé".
Em seguida, o Frei Paulo (Capuchinho), falou sobre o quarto capítulo: "Reavivar a ação pastoral". Os temas aprofundados foram: "A iniciação cristã, processo evangelizador"; "A exigência do primeiro anúncio"; "Transmitir a fé, educar o homem"; "Fé e conhecimento"; "O fundamento de toda a pastoral evangelizadora"; "A centralidade das vocações".
A Conclusão fora apresentada pelo Pe. Paulo Romão (Bom Pastor). Meditamos sobre "Jesus Cristo, Evangelho que dá esperança"; "A alegria de evangelizar".
Ao término desta manhã, fizemos um almoço de confraternização. Uma oportunidade para, numa conversa informal, falarmos sobre os temas discorridos e sobre as alegrias e esperanças de cada uma das nossas comunidades paroquiais.
No terceiro dia, aproveitamos para, em grupo, destacarmos aquilo que fora conversada e meditado nos dois dias anteriores. Os grupos de reflexão apresentaram propostas para que uma Nova Evangelização seja eficaz em nossas paróquias. É preciso evangelizar os já cristãos católicos. É preciso um processo de conversão de nosso clero. É preciso trabalhar em conjunto com os três graus da ordem, e valorizar o trabalho do laicato em nossas paróquias.
Forma três dias de intenso trabalho. Voltamos alegres e confiantes no trabalho de nossos bispos em roma no Sínodo sobre a Nova  Evangelização.

Um comentário:

  1. Ola Gayoso, sou Ruan, fui seu aluno no pre vestibular 2009 no colegio compania de maria. Prazer em ve lo (apesar de ser um ambiente virtual). Caso leia e queira dar algumas palavras meu email é ruanrb@msn.com e todo domingo as 18:30 estou na perpetuo socorro na missa (exceto amnha 28/out que estarei as 15h na igreja da nsa penha)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!