quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Ai de vós que pagais o dízimo (...) mas deixai de lado a justiça e o amor de Deus!"


A palavra dirigida por Jesus a nós, no dia de hoje, é dura. E é assim todo o evangelho. Infelizmente, corremos sempre a tentação de querermos buscar uma interpretação que amenize aquilo que Jesus quer nos dizer. Mas é claro que, em alguns textos, a fala é dura mesmo.
No caso de hoje, ele nos faz refletir sobre nossas práticas religiosas. Muitas vezes, vivemos uma fé de exterioridades: pagamos dízimo; doamos alimentos para cestas básicas; recolhemos recursos para as mais diversas obras de assistência; e fazemos muito mais. Até participamos da Missa, Confessamos, Comungamos, Rezamos o Terço.
Tudo isso é importante. Mas não é o principal. A prática da justiça e o temor (amor) de Deus ficam de lado. E isto tem tanto valor, ou até mais, do que as práticas materiais. E o que é a prática da justiça. Creio que o próprio Jesus nos responde. Mateus 25,34-40. “Tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era peregrino, e me hospedastes; andava nu e me vestistes. Estava doente, e me visitastes; estava preso, e me viestes ver”. Então, aqueles que fizeram estas coisas vão perguntar a Jesus quando isso se deu. E ele responderá: “Tudo o eu fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. Isto é praticar a Justiça. Incluímos nesta lista: lembrar dos hospitais em péssimo estado. Lembrar das escolas públicas que não tem condições de oferecer um ensino de qualidade. Acompanhar a atuação dos seus candidatos. Conferir de perto. Cobrar. Fazer valer a sua fé.
Assim, irmãs e irmãos, estaremos fazendo com que os frutos do Espírito Santo brotem de nós. E eles são, conforme Paulo diz: “Caridade; Alegria; Paz; Longanimidade; Bondade; Lealdade; Mansidão; Continência” (Gl 5,22-23a).
O salmo 1 nos diz que “feliz é todo aquele que (...) encontra seu prazer na lei de Deus, e a medita, dia e noite, sem cessar”. A este, tudo o que fizer prosperará, pois “Deus vigia o caminho dos eleitos”. E quando praticamos a Justiça e o Amor de Deus somos justos aos seus olhos. Quando nos propomos ao bem, não andando “conforme o conselho dos perversos”, não aceitando o “caminho dos malvados”, nem nos sentando “junto dos zombadores”, Deus vigia nossos caminhos. Deus se coloca ao nosso lado. E tudo o que fizermos, prosperará.
(Meditação dos textos de Lc. 11,42-46; Gl. 5,18-25; Salmo 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!