segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que fazer para ser Feliz?


A busca da Felicidade.
O que faço para ser feliz?
Todas e todos querem ser felizes. A felicidade é um estado de espírito que nos permite olhar para os outros e para o mundo com o olhar da satisfação. Faça essa pergunta a quem você conhece: Você quer ser feliz?
Pergunte também se esta pessoa é feliz. Com certeza ela dirá que sim. E se você perguntar como e porque ela é feliz, ela lhe responderá, porvavelmente: sou bem casado, tenho um trabalho (emprego), meus filhos estudam, tenho um plano de saúde, cada própria, carro etc.
Entretanto, a leitura do Evangelho de ontem nos mostra um novo caminho para a felicidade. Um caminho nos faça ver o a felicidade com um sair de nós.
Jesus enumera as pessoas que são felizes: os pobres; os aflitos; os mansos; os que tem fome e sede de justiça; os misericordiosos; os puros de coração; os que promovem a paz; os perseguidos por causa da justiça.
Quem são os pobres? São todos aqueles que se colocam na dependência de alguém. Pessoas desprovidas de qualquer segurança neste mundo. São aqueles (e aquelas) que não tem a quem recorrer em suas necessidades primárias. Ser pobre é abandonar-se nas mãos de Deus.
Os aflitos. São todos aqueles que sofrem o sofrimento do outro. Sofrem com a falta de atendimento hospitalar daqueles que não tem plano de saúde. São aqueles que sofrem com a violência, mesmo não sofrendo dela diretamente. Chora com os que chora. Se indignam com as situações de injustiça deste mundo.
Os mansos. Não são aqueles que em nada reagem. São pessoas indignadas com tudo o causa desunião, injustiça, falta de amor. Ser manso é saber reagir sem violência. Como fizeram Gandhi, Luter King, Teresa de Calcutá, Dulce dos Pobres, João Paulo II...
Os que tem fome e sede de justiça. Pessoas que lutam, constantemente, pelos que não tem voz nem vez. A expressão máxima desse tipo de pessoa foi Dom Hélder Câmara. Pode ser que eu exagere dizendo que foi a "expressão máxima", mas foi um exemplo de luta pela justiça. Além de Hélder, temos, ou tivemos Paulo Evaristo Arns, José Maria Pires, dentre vários outros sacerdotes e bispos da Igreja Católica.
Os misericordiosos, os puros de coração e os que promovem a paz. São três tipos de pessoas que reunem as características de uma só gesto. Aqueles que são puros de coração conseguem ser misericordiosos. Sabem perdoar, tal como fez Jesus, mesmo na cruz. O misericordioso pode se chamar assim, porque possuem coração puro. E todos aqueles que são misericordiosos e puro de coração, promovem a paz.
E por último, resumindo tudo, Jesus chama de feliz aqueles que são perseguidos. Mas não é qualquer perseguição. É uma perseguição pela construção de uma sociedade livre, justa, fraterna, misericordiosa, sem ostentação (pobre no sentido espiritual), inclusiva. Uma sociedade que prenuncia o Reino dos Céus. Por isso, todos são Bem-aventurados, pois já conseguem realizar aqui o que será no Reino definitivo.
Roguemos a Deus para nos convertamos e possamos construir nesta vida uma pequena parte do Reino dos Céus.
Para ouvir e refletir.
Amar como Jesus amou.
Um jovem Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!