Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. (Lc. 17,1-6).
Comentário: O evangelho de hoje nos mostra como dar continuidade ao processo de como adquirir Felicidade.
Temos três partes no Evangelho de hoje. Cada uma delas trata de um assunto, mas que possuem ligaçã íntima entre eles.
Primeiro, Jesus fala de escândalo. Escandalizar é viver em discordância com a fé. É pregar, falar, rezar de um jeito; e viver, praticar, agir de outra maneira. Isso escandaliza, principalmente aos pequenos. Aqueles que não sabem discernir entre a vida e a pregação.
Segundo, Perdoar. Mais uma vez volta o tema do perdão. Saber acolher aquele que, reconhecendo o erro, volta para pedir perdão. Não importa quantas vezes isso aconteça. Aquele que quer ser feliz deve perdoar sempre. Estar disposto a acolher o pedido de perdão do outro.
E por último, a Fé. Aquele que tem fé evita escândalos, e se reconhece pecador necessitado de perdão. A fé nos impulsiona para o pedido de perdão. A Fé nos faz agir com coerência, sem produzir escândalos.
Rezemos: "Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!