terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Não durmamos"

Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia , e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. (Lc 4,31-37)

Comentário: O evangelho de hoje ficaria sem sentido se não o completássemos com a primeira leitura. Na carta aos Tessalonicenses, Paulo alerta que a o "dia do Senhor virá como ladrão (I Ts. 5,2), e que "não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios" (I Ts. 5,6b).
Ao entrar na sinagoga de Cafarnaum, Jesus se depara como uma situação inusitada. Um homem possuído por um espírito impuro. Esse homem questiona Jesus em sua essência: "Eu sei quem tu és, tu és o santo de Deus!" (Ml 4,34c)
O demônio reconhece a divindade de Jesus. Ele sabe qual é a missão de Jesus. E tentar destruí-la. Pois a confissão de um impuro da divindade do Senhor, o deixaria com um testemunho falso. O demônio tenta falar com autoridade.
Mas Jesus está "vigilante". E em sua sobriedade, fala com a autoridade que lhe fora conferida pelo Pai. Conjura o espírito impuro a sair daquela pessoa e ir embora.
Esse fato causa espanto, pois somente Deus tem o poder de conjurar os maus espíritos.
Devemos ter cuidado com nossas ações. Algumas vezes, podemos estar agindo não pela vontade de Deus, mas sendo dominado pelo espírito impuro. Santo Ijácio de Loyola chamava-o de "inimigo da natureza humana".
Fiquemos atentos. Oremos. "Não durmamos". "Sejamos vigilantes". E "sóbrios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!