segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque o reino dos céus há de ser deles" (Mt 5,10)

Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia . A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. (Mc 6,17-29)

Comentário: O evangelho de hoje é muito propício para aqueles e aqueles que buscam dar testemunho com a vida da verdade. João fora preso por denunciar o pecado em que que estava vivendo Herodes e Herodíades.
Primeira reflexão: estamos dispostos a sermos presos por denunciar os pecados que estão ao nosso redor? Ser preso significa ser excluído dos convívios. Ser olhado de forma diferente. Não ser chamado para as convivências sociais. Denunciar os pecados daqueles que mais estimamos em nossa vida. João não temeu em denunciar o pecado da autoridade constituída. Foi preso!
Veja a contradição. Herodes gostava de ouvir JOão Batista. Ficava embaraçado com suas palavras. E por isso queria matá-lo, mas conseguia, pois havia algo em João que prendia Herodes. João era odiado por Herodes, mas o batista conseguia tocar na consciência do monarca.
Herodes era sempre vigilante para que nada acontencesse a João.
Entretanto, num momento de descontração, de distração, diante da quem tirou a razão de sua vigilância, viu-se obrigado a tirar a vida de João. Fascinado pela criatura, cometeu o pecado da morte. Do assassinato. O sangue de João banhou a festa de aniversário. Um momento de alegria, transformou-se em luto.
Mesmo preso, João questionava a conduta errada de Herodes. Estamos dispostos a denunciar as condutas errada daqueles que nos cercam? Somos coniventes com elas? Estamos dispostos a sermos rejeitados e mortos para defender a justiça e a verdade? Pensemos, e peçamos a Deus que nos dê a graça da conversão diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!