quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ficai atentos, pois não sabeis em que dia virá o Senhor

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: ”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agin­do assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. (Mt 24,42-51)

Comentário:
Jesus nos convida a estarmos sempre atentos aos nossos atos, palavras. Quando no início da celebração da Missa, o sacerdote nos convida a confessarmos nossos pecados, nós dizemos: "Confesso a Deus, Todo-poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa...". Somos convidados a refletirmos sobre aquilo que fazemos/fizemos. Este é o mesmo convite colocado por Jesus hoje. Ficai atentos, pois não sabeis em que dia virá o Senhor.
Da mesma forma que Adão e Eva não sabaim quando Deus passaria pelo Paraíso. Mas o Pai havia deixado uma orientação, "vós não podereis comer do fruto da árvore que está no centro do Jardim". Percebendo que Deus não estava oor perto, resolveram desobedecer. E as consequências são conhecidas por nós.
Assim, o próprio Jesus nos convida a estarmos atentos. Seria bom que fizéssemos uma planilha com os dez mandamentos. Ali marcássemos os dias da semana. Ao fim da cada dia, fizemos uma revisão, a analisássemos quais as infrações que mais cometemons naquele dia. Isso npas ajudaria e estarmos mais vigilantes.
Na segunda parte do Evangelho, Jesus nos mostra que somos rigorosos com os outros, mas relxamos conosco. Jesus nos faz lembrar que devemos ter misericórdia, da mesma forma que queremos misericórdia. Não basta pedir que sejamos pessoas novas e renovadas se não nos comportamos como tal. Cantar isso é fácil. viver é difícil.
Este evnagelho nos convida uma um retiro pessoal. Olhando para dentro de cada um de nós.
Aproveite um momento hoje e veja como anda sua vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!