quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Filipe encontrou-se com Na­tanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Nata­nael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Na­ta­nael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. (Jo 1,45-51).

Comentário:
Natanael, ou Bartolomeu, era um homem justo e temente a Deus. Esperava pela libertação de Israel. Conhecia as escrituras. Sabia como o messias viria e como agiria. Um homem sem fingimentos. Sem segundas intenções. Poderíamos até dizer que era bravo.
Natanael faz uma experiência "extraordinária" de Jesus. Sem que falasse qualquer coisa, Jesus se posta diante dele e faz referência a um fato de sua vida: figueira.
Existem muitas figueiras na nossa vida. Lugares onde estamos a descansar. Existem muitos felipes que passam a nos apontar o messias. Mas estar na figueira é mais confortável. Não precisamos nos mexer para fazer essa experiência radical de Jesus. A figueira pode ser o meu dizímo, minha participação na missa aos domingos, a ida ao meu grupo de reflexão etc. A figueira é o local da segurança espiritual e material. Faço isso e pronto. Não preciso de mais nada.
A figura de Felipe é muito importante. Sua experiência pessoal de Jesus o leva a anunciar o messias. Apontar aqueles que Moisés e os profetas já haviam anunciado.
Mas, num primeiro momento, Natanael resiste. Mas não é homem de fugir. Resolver ir ao encontro desse Jesus e conferir. Temos nós a coragem de Natanael de irmos ao encontro do senhor com coração aberto e sincero?
Devemos nos desacomodar de nossa vidinha sem graça. Aquelea que fica diante da televisão paralisada. Aquela que não se indigna com as injustiças desse mundo. Injustiças que estão bem ao nosso lado.
Natanael foi ao encontro do Senhor. Natanael se colocou numa atitude de busca, mesmo acreditando que de Nazaré não poderia vir algo de bom. Se ele não se movesse, não teria a brilhante revelação de Jesus em sua vida.
Saiamos da vida acomodada que temos. Partamos em direção a Jesus. Não percamos mais tempo. Deixemos a figueira que morre, e nos unamos à árvore que é Jesus e gera vida sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!