sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: ”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previ­dentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”. (Mt 25,1-13)

Comentário: Prudentes e insensatas. A parábola de hoje nos leva a refletir sobre a nossa prática dentro das comunidades que servimos, e dos serviços que realizamos. Existem dois grupos de pessoas: aqueles preocupados em estar sempre preparados; e aqueles que simplesmente "estão ai". O que "estão ai" caminham juntos. Até ajudam. São colaboradores eventuais. São pessoas que acompanham quando solicitadas. Não se preocupam em se abastacer das coisas de Deus: Palavra, Eucaristia, Confissão, Orientação Espiritual. Por qualquer motivo largam tudo. Precisam buscar suprimento em outorso lugares e perdem o que é mais precioso: o encontro com Jesus.
O outro grupo, apesar das dificuldades do dia-a-dia, estão sempre com as "lâmpadas" abastecidas. Não desistem. Não se sentem menores. Buscam a oração diária, a meditação da Palavra de Deus, o perdão dos pecados, a Eucaristia. Não são supertiosas. Caminham. Fazem como se tudo dependesse delas, e oram como se tudo dependesse de Deus. Não desanimam, apesar de algumas vezes o cansaço bater a sua porta.
Queridas amigas, queridos amigos, de qual grupo você faz parte? "Buscai primeiro o Reio de Deus e tudo mais vos será acrescentado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!