Prezados amigos e amigas,
Após a reflexão do Evangelho (Lc 14,15-24), vejamos o que nos diz o apóstolo Paulo (Rm 12,5-16).
Paulo não fundou a comunidade de Roma. Não sabemos ao certo quem o fez. Mas Paulo-pastor, bispo zeloso, se preocupa com aquela comunidade.
Mas Paulo percebe que a comunidade de Roma deve se sentir inserida na comunidade cristã católica. Não são uma comunidade a mais, nem a principal comunidade. Fazem parte de um corpo maior, que é a Igreja.
Paulo diz: "Somos em Cristo um só corpo", embora muitos. Fazer parte do corpo significa dizer que quando uma parte sofre, todo corpo sofre. Quando uma parte está doente, todo o corpo adoence, mas ao mesmo tempo se concentra para a cura da parte doente.
Se formamos um corpo, devemos amar cada parte desse corpo. Não é assim que fazemos com o nosso corpo. Não cuidamos de nosso corpo? Assim, devemos cuidar da Igreja que também é um corpo.
Se nos amamos a nós mesmos, e com amor sincero, nosso amor eclesial seja sincero (12,9). Devemos detestar o mal, e apegarmo-nos ao bem (12,9).
E continua o apóstolo: "Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções".
Uma comunidade que se sente corpo é forte na tribulação, perseverante na oração, hospitaleira (acolhedora). Se relacionam bem uns com os outros, e se alegra com as coisas humildes.
Queridos amigos e amigas, esforcemo-nos para nos fazermos um só corpo, apesar de carismas diversos.
Deus abençoe a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!