Prezados amigos e amigas,
O Evangelho da lituragia de hoje (Lc 14,15-24) nos ilustra como será o grande banquete do Reino de Deus. Além de nos mostrar quem serão os convidados e aqueles que terão o convite especial para entrar na festa.
Jesus conta a história de alguém que havia preparado um grande banquete e convidado muitas pessoas. Ao mandar os empregados chamarem os convidados, cada um deu uma desculpa para não comparecer à festa.
Premeira refelxão nossa: quais são as nossas desculpas para não assumirmos as missões a nós confiadas? Preocupação com os seus bens ("comprei um campo e preciso ir vê-lo")? Preocupação com sua casa, seus familiares (Acabo de me casar e não posso ir)? Preocupação com o ganhar dinheiro (comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las)?
Jesus nos dá a oportunidade de entramos na grande festa do reino. Aqueles que são os batizados tem o convite "vip". Entretanto, não damos bola para isso. Não nos preocupamos com o convite para a grande festa do reino. Achamos que porque vamos à missão, pagamos o dízimo, vamos à novena e rezamos o terço já estamos salvos. Mas Jesus diz: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de Deus". É preciso que nos coloquemos a serviço dos pobres, daqueles que sofrem. É preciso fazer essas coisas, sem descuidar das outras. Quem reza coloca-se a serviço. Coloca-se em missão. Vai ao encontro. Acolhe.
Segundo, quem, então, serão os chamados? Veja o que diz Jesus: "Traze para cá os pobres, os leijados, os cegos, e os coxos". Ou seja, traga os excluídos. Quando os convidados "vips" não aceitam o convite, os rejeitados do reino serão colocados em local de destaque.
Em que situação nos encontramos? Meditemos em nosso coração onde queremos estar: na festa, ou fora dela.
Deus abençoe a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!