quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"

Nossa liturgia de hoje faz memória a São Carlos Borromeu, bispo e amigo dos pobres.
Na carta aos Romanos, primeira leitura de hoje, nos fala que "quem ama o próximo está cumprindo a lei". Mas que lei? A lei divina. Os dez mandamentos. Viver conforme a vontade de Deus, e se preocupar com o próximo.
Lucas nos coloca diante de uma questão difícil: o desapego. A reflexão é está: do que tenho que me desapegar?
Jesus é RADICAL. Nos fala ele: "Se alguém vem a mim, mas não se desapega (...) não pode ser meu discípulo". Eu vou mais além, quem não se desapega não pode ser Catequista, não pode ser Ministro Extraordinário da Comunhão, não pode ser Ministro do Acolhimento, não pode ser agente da Pastoral da Saúde, não pode ser agente da Pastoral do Batismo, não pode ser Diácono, não pode ser Padre, não pode ser Bispo. Não pode ser adorador do Santíssimo Sacramento.
A condição para estar com Jesus e caminhar com ele, é o desapego. "Quem não carrega sua cruz e caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo". Para sermos discípulos precisamos carregar nossa cruz. Carregar tudo aquilo que pode ser para nós o calvário. A cruz significa que estamos dispostos a sofrer e morrer com Ele, para juntos ressuscitarmos com Jesus.
Meus irmãos, façamos de nossa vida uma outra vida de Jesus. Devemos ser evangelizadores com nossas vidas.
Deus abençoe todos e todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!