segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dois caminhos

Prezados irmãos e irmãs,

Partilho hoje minha meditação da celebração de ontem.
Fizemos, na liturgia de ramos, a leitura da paixão. Destaco três pontos: Fazer o bem; Vigiar e orar; Barrabás x Jesus. Essa é a ordem da leitura. Mas vou inverte, pois assim fui inspirado. E a mim me pareceu melhor para o entendimento.
Quero começar falando do conflito: Barrabás ou Jesus? Os algozes de Jesus forçam-nos a tomar uma posição. Queremos estar ao lado daqueles que defendem a vida, ou os que promovem situações de morte? Estams ao lado dos que defendem a cultura de morte, ou queremos ser anunciadores do evangelho da Vida? Assumimos uma causa para aparecer, ou estamos dispostos a dar a vida pelos irmãos?
Segundo: Vigiar e orar. Aquele que assume a causa de Jesus deve estar em oração constante. Deve estar em vigilância. Sempre ficar atento as palavras que pronuncia. Os gestos que fazem. Se escolhi Jesus, devo estar em oração constante. Pedir sempre a Deus que me dê o discernimento em palavras e ações. Só ora quem vigia. Só vigia quem ora. Vigiar é ficar atentos o tempo todo (e isso tem hora que é fatigante). Aquele que ora coloca nas mãos de Deus sua vida, inclusive dar a vida pelo irmão.
Terceiro: Fazer o bem. O evangelho é claro: "quando quiserdes podeis fazer-lhes o bem".
Fazer o bem depende exclusivamente de cada um em particular. Não podemos justificar nossa falta de caridade por causa do próximo. Não é porque o outro não é caridoso que também não vou ser. Fazer o bem depende única e exlcuisivamente de cada um em particular.
Assim, prezados irmãos e irmãs, meditemos nossas ações perante Jesus, que se entrega por cada um de nós na cruz. Ele morreu por nossos pecados. Ele se entregou pela fidelidade ao Pai e aos irmãos. Ele orava e vigiava. Ele fez o bem.
Cabe a comunidade cristã do século XXI ser outro Jesus para a humanidade. Fazer o bem, orar, vigiar, fazer a opção pela vontade do Pai.

Boa semana a todos e a todas,

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!