segunda-feira, 16 de março de 2009

"... Se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a teria feito?"

Prezados irmãos e irmãs,

As leituras da liturgia de hoje nos levam a uma refelxão: Você tem sede do que?
Essa reflexão também é parte de uma música de Marisa Monte.
A primeira leitura, tirada do livro dos Reis, nos mostra Naamã, um pagão, sendo encaminhado ao profeta Eliseu para ser curado de uma lepra. Ao chegar até o profeta, este o manda fazer uma coisa simples para ficar purificado. Mas Naamã não entende. Achava que sua purificação dependeria de oferendas grandiosas. Orações extensas. Dias de jejum. Mas Eliseu simplesmente o manda banhar-se sete vezes no Jordão. Uma tarefa simples. Apenas sete mergulhos.
Naamã, sendo general do exército, estava acostumado a grandes coisas. Não tomar um simples jesto. Comandava muitos homens. Enfrentava batalhas. Com certeza já havia se banhado em rios mais importantes e caudalosos.
Naamã rejeita a oferta de Eliseu, pois tinha sede de coisas grandiosas. São os seus servos que vão fazer com ele reflita.
A quaresma nos chama a purificação. Devemos tirar de nossas vidas as lepras que nos atrapalham de vivermos verdadeiramente o evangelho. Ira, Gula, Inveja, Avareza, Luxuria, Soberba, Preguiça. Essas são as lepras que contaminam nossa sociedade e a cada um de nós particularmente. Cada um desses pecados nos imobilizam diante do outro. Ao nos irarmos, não perdoamos. Ao comermos desenfreadamente, esquecemos daqueles que passam fome. A inveja nos impede de vermos o que de bom o outro tem. A avareza não nos deixa partilhar dons espeirituais e materiais. A luxuria nos fecha em nós mesmos, queremos ser sempre o centro das atenções. A soberba nos leva a confiarmos apenas em nós. E a preguiça, não nos deixa fazer o bem.
No rio que vamos nos banhar, as virtudes opostos aos pecados capitais são os sete mergulhos dado por Naamã: humildade, generosidade, caridade, mansidão, castidade, temperança, diligência.
Viver o período da quaresma, para que possamos passar pela paixão e chegar à ressurreição e limpar-se das lepras. Deixem-nos molhar pelas águas virtuosas e mudemos nossos corações.

Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!