quarta-feira, 11 de março de 2009

"Vinde para conspirarmos contra Jeremias...!"

Prezados irmãos e irmãs,

A palavra de Deus sempre é um fonte inspiradora. A leitura de Jeremias 18,18-20 nos mostra isso claramente. Aos clérigos (diáconos, presbíteros e bispos) é pedido que atualizem a palavra de Deus. Quando meditamos sobre um texto da bíblia devemos trazer aquilo para a nossa vida de hoje.
A leitura de Jeremias, feita na liturgia da missa de hoje, é propcia ao que estamos vivendo. Jeremias é um profeta que fala aquilo que é da vontade de Deus. Jeremias não fala para agradar ao povo, mas para alertá-los de que estão se afastando do Deus da vida. Do Deus que os libertou da escravidão do Egito. Do Deus que caminha ao lado de seu povo.
Contra Jeremias, que defende a vida, os poderosos tramavam sua morte. Assim hoje, vemos a Igreja sendo agredida em sua doutrina. Nos agridem por defendermos a vida. Nos agridem por falta de compaixão. Lembram-se apenas daqueles que já estão nesse mundo. Não se preocupam com as gerações que se formam, que ainda não nasceram. Alguém disse que muitos do que defendem o aborto tiveram a chance de nascer, e agora não querem permitir que outros venham a esse mundo. Querem cureldade maior do que essa? Egoísmo profundo. Vida, só para mim. Para os outros, morte!
Muitas vezes somos chamados a sermos profetas. Não devemos temer o que os outros vão pensar de nós. É preciso que anunciemos e denunciemos todas as ofensas contra a vida.
Na primeira leitura do próximo domingo, meditaremos o livro do Êxodo, onde Deus fala dos mandamentos. No versículo teremos: Não matarás.
No Evangelho de hoje, Jesus nos convida a sermos servos. Não nos preocuparmos com os primeiros lugares. Sermos discretos. Firmes. Profetas. Anunciadores das forças que geram vida. E denunciadores das forças que geram morte.

Peçamos a Virgem Maria que nos ajude nessa caminhada rumo ao Pai.

Deus abençoe a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!