Prezados irmãos e irmãs,
O evangelho de hoje nos faz refletirmos sobre as leis que regem nossas vidas. Sempre existe um dilema na cabeça dos cristãos na sociedade pós-moderna. Sempre ouvimos que vivemos num estado de direito, que as leis devem cumpridas e respeitas. Não podemos ir contra a Constituição.
Mas vejamos. Jesus esava submetido a uma Lei, a lei mosaica. Se fosse um bom judeu deveria praticar e observar a lei.
Pois bem, o evangelho de hoje nos coloca a situação da mulher pega em adultério. Ela é leva até Jesus. Os mestres da lei (poderíamos dizer advogados e juízes) interpelam Jesus o que se deve fazer nesse caso, pois a lei precreve que tal pessoa deveria ser apedrejada.
Ninguém comete adultério sozinho ou sozinha. Entretanto, os HOMENS leveram apenas am mulher. Onde estaria o homem que estava deitado com ela? Alguns teólogos afirmar que porvavelmente ele seria um dos que estavam no grupo com pedras nas mãos.
Jesus interpela seus interlocutores: Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra?
O evangelista narra que cada um foi se retirando, começando pelos mais velhos, isto é, por aqueles que tinham mais pecados. Somente uma pessoa poderia atirar a pedra: o próprio Jesus, pois este não tinha pecado algum.
Quando Jesus levanta a cabeça, percebe que todos tinha, ido embora. Ele comunica a mulher que ela está livre, mas que não volte a pecar.
Jesus usou a lei, falando dos outros preceitos, inclusive o de não pecar, para livrar a mulher da morte.
Devemos ficar atentos. Nossa constituição fala em casos onde se permite o aborto. Mas não, por outro lado, fala de que todos temos direito à vida. O que deve prevalecer, a morte ou a vida? Que exemplo Jesus nos dá hoje?
Devemos sempre buscar caminhos que levem à vida. Não devemos julgar pela emoção do momento. Se somos pessoas de oração, comunhão, confissão. Batizadas, Crismadas, devemos sempre lutar pela vida, por mais que ela esteja ameaçada.
Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra.
Deus abençoe a todos e a todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!